Skip to main content

Semana será seca no Brasil (Foto: Reprodução)

 

Os primeiros dias de novembro têm sido sem chuvas generalizadas pelo Brasil. De acordo com o boletim agroclimático da Rural Clima, muitas áreas ainda sofrem com a falta de chuva, o que faz o plantio de soja estar paralisado em algumas regiões.

Por outro lado, as temperaturas caíram bastante nos últimos dias. "Isso é sinal de ventos do Sul soprando. Eles dificultarão a formação de nuvens de chuva sobre grande parte do Brasil", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. 

saiba mais

Produtores plantaram 1 milhão de hectares de soja por dia na última semana

 

De acordo com Santos, há previsão de chuva ao longo da semana somente no extremo norte do país e algumas regiões litorâneas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Para as demais regiões, o tempo segue aberto e sem precipitações. "Pode ocorrer uma ou outra pancada, mas de forma extremamente pontual e de baixíssima intensidade", observa.

saiba mais

Produtores e indústrias do agro testam novos combustíveis que poluem menos o meio ambiente

 

Para quem recebeu bons volumes de chuva na última semana, as condições para o avanço rápido do plantio serão favoráveis, uma vez que o solo se mantém com bons níveis de umidade. Porém, Santos reitera que isso não é regra. "Muitos produtores de soja receberam chuvas, mas em baixos volumes, o que coloca em risco novos plantios", explica.

Somente no próximo fim de semana, entre sábado (7/11) e segunda-feira (9/11), há previsão do retorno das chuvas no Brasil. "Quem está plantando, não arrisque, porque, de fato, só há previsão do retorno das chuvas a partir da próxima segunda-feira (9/11)", alerta o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply