Skip to main content

(Foto: Pretaterra/Divulgação)

 

 

A bioeconomia circular é um conceito econômico que une as sinergias da economia circular e da bioeconomia. A economia circular surge como um contraponto ao modelo econômico linear – de extração de matéria-prima, transformação, uso e descarte de resíduos. Sua base possui três princípios: eliminar resíduos e poluição desde o princípio; manter produtos e materiais em uso; e regenerar sistemas naturais.

Já a bioeconomia é um modelo de produção baseado na utilização de matérias-primas naturais renováveis e de origem não fóssil, como as florestas, animais, plantas e até microrganismos, para o desenvolvimento, produção e comercialização de bioprodutos e energia.

saiba mais

O que é agrofloresta e por que ela vai mudar a paisagem produtiva que conhecemos

Agroflorestas geram mais lucro que soja e gado na Amazônia

 

Já sabemos que uma agricultura de base florestal é a resposta mais plausível e simples para a maioria dos desafios climáticos e sociais que enfrentamos hoje.

Dentro dessa lógica, a agrofloresta é uma solução transversal e uma ferramenta de transição eficaz para essa transformação, já que é um sistema de produção inspirado na dinâmica dos ecossistemas naturais, nos quais espécies florestais perenes são plantadas junto com cultivos agrícolas e criações de animais.

E como trazer a agroflorestal para dentro da bioeconomia circular? Bem, nesse exato momento, assumimos um de nossos maiores desafios, que é liderar a frente agroflorestal da Aliança.

Acreditamos ser vital harmonizar o conhecimento científico e natural, as florestas e as pessoas, os alimentos, a produção, o trabalho e o bem-estar

 

A Aliança da bioeconomia circular é uma coalizão de proporções globais, encabeçada pela família real britânica, na pessoa de Sua Alteza Real, o Príncipe Charles – visando criar as diretrizes que regem a lógica de criação de designs agroflorestais resilientes, duradouros e inspirados em tecnologias ancestrais.

O projeto quer criar uma plataforma que conecte e dê suporte, com base em conhecimento desenvolvido pela PRETATERRA e outras empresas, para interligar investidores, empresas, organizações governamentais e não governamentais e comunidades locais interessadas em construir, juntas, uma bioeconomia circular com foco na restauração da biodiversidade global.

saiba mais

Carlos Nobre: o maior valor da floresta é a sua biodiversidade

 

Mas o projeto vai além e se propõe a sensibilizar e inspirar soluções baseadas na natureza para reimaginar as cidades; catalisar investimentos e conectar investidores a empresas, startups e projetos de expansão; e apoiar os governos no desenvolvimento de estratégias com base científica para a transição em direção a uma bioeconomia sustentável.

Sobretudo, vem para demonstrar o potencial da bioeconomia circular por meio de projetos-piloto e módulos de treinamento, acelerando iniciativas de restauração da paisagem.

O que estamos abordando e testemunhando, hoje, é o próprio nascimento de uma transformação do sistema produtivo atual e o surgimento de um renascer regenerativo da humanidade

 

Por fim, entramos nessa empreitada porque acreditamos ser vital harmonizar o conhecimento científico e natural, as florestas e as pessoas, os alimentos, a produção, o trabalho e o bem-estar.

Nós não conseguimos mais disassociar a agrofloresta de nossas vidas. Já não se trata apenas de uma mudança para uma agricultura mais regenerativa. O que estamos abordando e testemunhando, hoje, é o próprio nascimento de uma transformação do sistema produtivo atual e o surgimento de um renascer regenerativo da humanidade.

*Paula Costa é engenheira florestal com especialização em Gerenciamento Ambiental pela Esalq/USP, bióloga pela Unesp, premiada em 2016 pela Sociedade Brasileira de Silvicultura, fundadora da PRETATERRA.

**Valter Ziantoni é engenheiro florestal com especialização em Gerenciamento pela FGV, especialista florestal da UNDP/ONU, mestre em Agrofloresta pela Bangor University e fundador da PRETATERRA.
Source: Rural

Leave a Reply