Skip to main content

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (Foto: Reprodução/Twitter)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou, nesta quarta-feira (21/10), que pretende “retomar a agenda de contatos internacionais assim que possível” com o intuito de expandir os negócios do setor no mercado externo. “Devemos continuar buscando relações dinâmicas, mercados abertos e uma aproximação crescente com base na confiança e perspectivas de longo prazo”, revelou a ministra.

No início deste mês, a Tereza Cristina realizou sua primeira viagem internacional desde a pandemia de Covid-19 para participar de um evento sobre oportunidades de negócio no setor agroalimentar em Lisboa, capital de Portugal. Aproveitou a ocasião para defender a conclusão do acordo Mercosul e União Europeia, que já possui pelo menos um voto contra no parlamento europeu, declarado pelo governo francês. Para ser ratificado, o tratado precisa ser aprovado por consenso por todos os países da União Europeia.

saiba mais

Conclusão do acordo Mercosul-UE depende de mudanças na política ambiental do Brasil

Agro vê Tereza Cristina como articuladora da ratificação do acordo Mercosul-UE

 

“O projeto de acordo não contém nenhuma disposição que permita controlar as práticas dos países do Mercosul em matéria de luta contra o desmatamento. Sobretudo isso é o que falta a esse acordo, e essa é a razão principal pela qual as autoridades francesas se opõem ao projeto em seu estado atual", aponta o governo de Emmanuel Macron, em um documento de mais de 190 páginas onde fundamenta seu voto.

O setor agropecuário, contudo, defende que o texto original já prevê compromissos socioambientais e reitera que o Brasil possui a legislação ambientais mais rígida do mundo a partir do Código Florestal.

“Existe um capítulo inteiro sobre desenvolvimento sustentável, que é um capítulo com o qual o agro concorda. Achar que ele flexibiliza ou deixa mais fácil qualquer flexibilização é um desconhecimento em relação ao acordo”, afirma Lígia Dutra, superintendente de relações internacionais da CNA.
Source: Rural

Leave a Reply