Skip to main content

Ovo azul vem de uma linhagem rara de aves e é classificado como caipira porque sua produção atende normas de bem estar animal, de acordocom a Granja Mantiqueira (Foto: Divulgação/Granja Mantiqueira)

 

Ele já foi queridinho, virou vilão e agora, volta a ocupar um lugar de destaque no cardápio nacional: o ovo. De granja, caipira, duplo, vermelho, branco e agora…azul. Nesta sexta-feira (9/10), quando se comemora o Dia Mundial do Ovo, a Granja Mantiqueira, uma das maiores do setor no Brasil, está lançando a novidade no mercado: o ovo caipira azul.

A coloração em tom azul claro é proveniente de uma linhagem de aves chamada Hendrix Azur, ainda pouco conhecida no Brasil. Além de bonitos e raros, recebem a classificação de caipira porque cumprem os critérios da produção cage-free (galinhas livres de gaiolas), em área aberta para pastagem e com banho de sol, seguindo as normas de bem-estar animal, de acordo com a empresa.

saiba mais

Calor excessivo já levou à redução de mais de 10% na produção paulista de ovos

 

O novo produto recebeu o selo da Certified Humane Brasil de acordo com normas internacionais da Certified Humane Raised & Handled – certificadora internacional, também presente em outro produto da marca, os Happy Eggs – lançados em 2017. A venda dos Ovos Caipira Azuis da Mantiqueira irá acontecer inicialmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (MG), com expectativa de expandir para outras regiões gradativamente.

Outra novidade para os fãs do alimento, também em comemoração à data, é o lançamento do blog. A página trará conteúdos semanais relacionados ao universo do ovo, dicas nutricionais do alimento e os benefícios para a saúde, o ovo pelo mundo, curiosidades, mitos e verdades, as diferenças dos diversos tipos de ovos, receitas, até dicas de artesanato com as cascas.

saiba mais

México abre mercado para importação de ovos do Brasil

 

Desde 1996

Comemorado na segunda sexta-feira do mês de outubro, o Dia Mundial do Ovo foi instituído em 1996 pela Comissão Internacional do Ovo, para divulgar os benefícios do alimento para a saúde. No Brasil, em 2019, o consumo médio por pessoa foi de 250 unidades, um aumento de 8,5% em relação a 2018 (235 ovos por pessoa). A tendência é de crescimento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), neste ano, a alta pode chegar a 10%.

O ovo é rico em proteínas, vitaminas e minerais, e pobre em teor calórico. Além de ser uma fonte importante de nutrientes, é um alimento barato e versátil na cozinha, completando qualquer refeição do dia.

“Ovos já foram o vilão da alimentação, mas as pesquisas científicas mostraram que, na verdade, é um alimento completo e muito benéfico para a saúde”, afirma o presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.
Source: Rural

Leave a Reply