Skip to main content

Yara Fertilizantes possui cinco fábricas e 24 unidades misturadoras (Foto: Getty Images)

 

Na comparação com outras fontes de nitrogênio, os fertilizantes à base de nitrato de amônio apresentam grandes vantagens. Uma delas é o fato de, quando aplicados na superfície, não volatilizarem como a ureia, o que resulta em mais nitrogênio para as culturas. Em terrenos de regiões tropicais, também oferecem a possibilidade de maiores rendimentos por melhoria na nutrição das plantas.

Há ainda evidências de que a absorção de cálcio, magnésio e potássio são melhoradas na presença de nitrato, o que pode também resultar em rendimentos mais elevados em algumas culturas, especialmente em regiões tropicais como as que caracterizam boa parte das
áreas de plantio do Brasil.

Além disso, os fertilizantes à base de nitrato de amônio reduzem o impacto ambiental, na medida em que reduzem as emissões de gases causadores do efeito estufa — e esse é um benefício crucial, considerando os recentes programas governamentais de estímulo à
sustentabilidade. São, portanto um importante aliado do produtor rural na busca por uma produtividade sustentável em suas lavouras.

Tais produtos funcionam porque as plantas absorvem nitrogênio tanto na forma de nitrato quanto na forma de amônio. Portanto, o nitrogênio encontrado na matéria orgânica do solo ou nos fertilizantes orgânicos precisa ser decomposto por um processo chamado
mineralização, que garante a transformação de moléculas orgânicas.

Ao utilizar fertilizantes à base de nitrato de amônio, o produtor agrícola está garantindo um maior acúmulo desta matéria orgânica no solo, o que garante maior produção de matéria seca e, em consequência, maior sequestro de carbono na atmosfera. No longo prazo, colheita após colheita, a aplicação destes fertilizantes se traduz em aumento da produtividade.

Testes exclusivos

É por todos esses motivos que a Yara Fertilizantes sustenta uma tradição de 115 anos: a de desenvolver fertilizantes à base de nitrato de amônio — a primeira produção de nitrogênio fertilizante do mundo foi desenvolvida pela empresa em 1905, em uma instalação de teste em Notodden, Noruega. A empresa atua no Brasil com sede em Porto Alegre, escritório em São Paulo e em Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias.

A Yara trabalha com diversas fontes e formas de nitrogênio. O portfólio da empresa inclui os fertilizantes tradicionais com sulfato de amônio, além dos produtos com ureia, os fertilizantes fosfatados com nitrogênio amoniacal e os produtos nitrogenados desenvolvidos com nitrato de amônio. Além disso, as plantas de produção de nitratos da Yara contam com um catalisador que diminui ainda mais a emissão de CO2, em até 90%.

A empresa busca contribuir para uma agricultura mais sustentável não apenas por meio de um processo de produção de fertilizantes à base de nitratos, mas também pela aplicação de fontes mais eficientes na agricultura, mitigando assim potenciais danos ao meio ambiente.

Empresa conduz testes exclusivos em seus produtos (Foto: Getty Images)

 

QUATRO RESPOSTAS
Conheça agora os principais mitos sobre os fertilizantes à base de nitratos

1. Fertilizante nitrogenado é tudo igual?
Não. A volatilização de amônia é diferente – fertilizantes com nitrogênio amídico (ou seja, ureia), por exemplo, perdem mais nitrogênio por volatilização do que produtos à base de nitratos.

2. No caso dos fertilizantes a base de nitratos, o nitrogênio polui o lençol freático?
Não. Somente o uso de produto em excesso, ou o manejo malfeito, provoca contaminação. Em regiões tropicais, em especial, o uso de fertilizantes à base de nitratos, como os das linhas YaraMila, YaraBela, YaraLiva, YaraRega e YaraTera, não apresenta riscos para o meio ambiente.

3. Amônio é mais eficiente do que nitrato porque é assimilado mais facilmente pelas plantas?
Esse é um mito repetido – e não está correto. De fato, o amônio é assimilado pelas plantas e convertido em aminoácidos com menor gasto energético em relação ao nitrato. No entanto, ex istem mu itas referências científicas que indicam que a melhor combinação para as plantas consiste no uso tanto de nitrato quanto de amônio, porque o nitrato aumenta o desenvolvimento das raízes e da parte aérea.

4. Nitrato de amônio é explosivo?
O nitrato de amônio é um fertilizante considerado perigoso para transporte por sustentar a combustão. Mas ele não é inflamável, como gasolina, etanol ou gás. Além disso, o nitrato de amônio somente explode quando contaminado com materiais combustíveis, como óleo diesel. Ou, então, quando armazenado inadequadamente por longos períodos e com contaminações diversas e, finalmente, exposto ao fogo. Armazenados em boas condições, esses produtos são 100% seguros – e não explodem.
Source: Rural

Leave a Reply