Skip to main content

(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

 

 

 

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública autorizou nesta segunda-feira (5/10) o uso da Força Nacional de Segurança Pública no combate aos incêndios no pantanal sul-matogrossense.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, o Exército atuará “em caráter episódico e planejado” por até 30 dias e seguirá planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

saiba mais

Queimadas cresceram 30% no Brasil em setembro

ONG cria nota de dinheiro com onça ferida para protestar contra fogo no Pantanal

 

A portaria foi publicada dois dias após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoar as regiões mais afetadas pelo fogo no Mato Grosso do Sul. Segundo nota do governo de MS, 47 combatentes da Força Nacional atuarão no combate às chamas, somando-se a uma operação com 400 homens e mulheres, que também conta com bombeiros de Santa Catarina, Paraná brigadistas do Ibama e ICMbio e fuzileiros navais da Marinha.

As bases operacionais funcionarão a partir de Corumbá, Ivinhema, Miranda (Fazenda Bodoquena) e Coxim. Nesta segunda-feira, o MS tinha 108 focos de calor, segundo o governo estadual. Desde 14 de setembro, o Estado está em situação de emergência ambiental por conta dos incêndios. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, o fogo já consumiu 12% do bioma.

saiba mais

Fogo no Pantanal destrói 92% de fazenda considerada berço das araras-azuis

Mato Grosso do Sul propõe criar brigada permanente contra queimadas no Pantanal

 

“Trata-se de uma integração entre todas as forças para enfrentamento de uma situação atípica de seca e fogo, onde nossos bombeiros estiveram operando em Mato Grosso, da mesma força que o vizinho Estado nos enviou aeronaves. Agora, contamos com o apoio da Força Nacional e dos bombeiros catarinenses”, explicou, em nota, o comandante da operação, coronel Marcos de Sousa Meza.

saiba mais

PF pede prioridade em perícia de fazendas suspeitas de iniciar incêndios no Pantanal

Pode ou não pode? Entenda as regras para uso do fogo em áreas rurais

 
Source: Rural

Leave a Reply