Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (2/10) no site da Globo Rural.

Renegociação de dívidas

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

Pequenos produtores rurais e agricultores familiares poderão renegociar débitos inscritos na Dívida Ativa da União com descontos de até 100% nas multas, nos juros e nos encargos. Débitos podem ser parcelados em até 11 anos e a adesão deve ser feita até 29 de dezembro.

Fiscalização de cachaça

 (Foto: Divulgação/ Teaser Filme Brasil)

 

Uma fiscalização conjunta entre Ministério da Agricultura, Instituto Mineiro Agropecuário (IMA) e Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais resultou na apreensão de 146.632 litros de cachaça clandestina. A operação fechou 15 estabelecidos em cinco municípios de Minas Gerais. 

Suspeitas de fraude no seguro-defeso

(Foto: Vincent Desjardins/CCommons)

 

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, disse que o governo identificou pelo menos R$ 133 milhões em suspeitas de fraudes do seguro-defeso, valor que é pago aos pescadores durante o período de reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida. Segundo ele, o número é preliminar e deve passar por auditoria em dezembro.

Leilão de touros

 

 (Foto: Divulgação/CFM)

 

A agropecuária CFM fará um leilão de touros indexados à cotação da arroba na bolsa. Na próxima segunda-feira (5/10), a empresa irá colocar em oferta cerca de 400 reprodutores nelore. 

Agro lidera geração de vagas

 (Foto: ThinkStock)

 

A agropecuária lidera a geração de novas vagas de emprego em 2020, com 98.320 postos de janeiro a agosto. Os setores do agro e da construção civil são os únicos com saldo positivo no acumulado do ano, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que analisou os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Otimismo no agro

 (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

 

Com dólar elevado e demanda crescente por alimentos em todo o mundo, o ciclo virtuoso vivenciado pelo setor do agronegócio nos últimos anos e, também, durante a pandemia do coronavírus, deve permanecer em 2021, de acordo com especialistas do setor. No entanto, há riscos nessa perspectiva positiva, como a possibilidade de sanções ao Brasil por conta do crescente desmatamento na Amazônia e Pantanal.

Redução de tributos da soja

(Foto: Reuters)

 

O ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, anunciou que o país reduzirá os tributos sobre exportações de soja, chamados de "retenciones", de 33% para 30% em outubro. Em uma coletiva de imprensa, Guzmán ressaltou que conjunto de medidas tem o objetivo de apoiar a economia argentina em meio à crise gerada pela pandemia de covid-19.

Área maior de grãos

 (Foto: Getty Images)

 

A área plantada com grãos na safra 2020/21 deve crescer 2% no Brasil, totalizando 67,74 milhões de hectares, aponta a consultoria Datagro, em nota. Conforme a consultoria, a produção potencial é de 276,32 milhões de toneladas, 6% acima do recorde da temporada anterior, segundo a consultoria.

Alerta nas granjas da Alemanha

 (Foto: United Soybean Board/CCommons)

 

A Associação de Cooperativas Agrícolas da Alemanha (DRV, na sigla em alemão) alertou para uma iminente crise de bem estar animal devido ao excesso de suínos nas granjas do país após a indústria reduzir os abates para conter a contaminação de Covid-19 entre seus trabalhadores. “A proteção da saúde tem prioridade máxima, mas, como resultado, os produtores de suínos, engordadores e comerciantes estão sob pressão crescente”, disse Franz-Josef Holzenkamp, presidente da entidade.

Aviões agrícolas contra incêndios

 (Foto: Robispierre Giuliani / Editora Globo)

 

O Senado aprovou um projeto de lei que autoriza o uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais. Agora, o texto segue para análise da Câmara dos Deputados. A proposta altera o Código Florestal, de 2012, que estabelece normas para proteção da vegetação nativa em áreas de preservação.
Source: Rural

Leave a Reply