Skip to main content

(Foto: Paulo Pires/Divulgação FecoAgro)

 

 

 

O levantamento realizado pela consultoria AgRural constatou que o plantio da safra 2020/2021 de soja na última quinta-feira atingiu 0,7% da área estimada. O ritmo dos trabalhos está abaixo do registrado na mesma época do ano passado, quando 0,9% estava semeada, e é inferior à média de 2,7% dos cinco anos para o período.

Segundo a AgRural, o plantio é liderado por Mato Grosso, seguido por Paraná, Santa Catarina e São Paulo, “mas todos estão atrás da média de cinco anos devido ao início de primavera muito seco e quente. Também já há plantio de áreas pontuais em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.”

A consultoria estima aumento de 3% na área plantada com soja na safra 2020/2021 do Brasil, que tem produção potencial calculada em 131,3 milhões de toneladas, contra 125 milhões na safra 2019/20.

Os analistas da AgRural comentam que apesar dos primeiros registros de chuva em pontos do Centro-Sul do país, os volumes ainda não foram suficientes para normalizar a umidade do solo na maioria das áreas. “Como os mapas de previsão seguem mostrando volumes muito baixos e de distribuição irregular nas próximas duas semanas, a maioria dos produtores tem preferido não arriscar o plantio no pó.”

Milho

Já o plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o chamado "milho verão", na quinta-feira chegou a 26% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, “pouca coisa abaixo dos 28% do mesmo período do ano passado e da média de cinco anos. Mas os trabalhos perderam ritmo devido à falta de umidade.”
Source: Rural

Leave a Reply