Skip to main content

A segunda-feira (28/9) será marcada pelo retorno do tempo seco em toda metade sul do RS (Foto: Getty Images)

 

Uma frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul neste domingo (27/9), e levou chuva generalizada sobre o estado. De acordo com o boletim agroclimático da Rural Clima, os níveis de umidade do solo aumentaram, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de milho, mas prejudicando a colheita do trigo. Na metade sul do estado, os níveis de umidade no solo dos reservatórios para os plantios de arroz aumentaram.

"Esses volumes atrapalham o plantio do arroz neste início de semana, porque a chuva impossibilita a entrada das plantadeiras no campo", acrescenta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

A segunda-feira (28/9) será marcada pelo retorno do tempo seco em toda metade sul do RS. Essas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria se encontram sobre a região norte do estado gaúcho, Santa Catarina e Paraná, onde continua ocasionando chuva neste começo de semana. A tendência é que a chuva permaneça durante todo o dia nessas regiões. "Rondônia e algumas áreas do Parecis terão chuva nesta segunda-feira", diz ele.

saiba mais

Falta de umidade restringe plantio da safra nova de soja no Paraná

Produtores de Mato Grosso iniciam plantio da soja da safra 2020/2021

 

Na terça-feira (29/9), a Rural Clima informa que o tempo seco volta a praticamente todo Brasil. Já na quarta-feira (30/9), uma nova frente fria avança sobre o sul do país, mantém o tempo extremamente fechado no RS que impossibilitará o plantio do arroz. "Isso começa a trazer preocupações, já que estamos quase no início de outubro e muitas áreas ainda não foram semeadas".

Na faixa central, a tendência é de tempo seco e temperaturas extremamente altas, porém, a associação da umidade no solo com o excesso de calor poderão ocasionar pancadas de chuva de final de tarde e início de noite no Mato Grosso. De acordo com Santos, muitas áreas poderão receber algumas chuvas, mas mesmo assim irregulares, pontuais e principalmente de final de tarde.

"As condições para o plantio da nova safra de soja ainda continuam totalmente preocupantes, porque não há previsão de chuvas regulares e volumosas que tragam continuidade do plantio, mas é fato que entre os dias 9 e 10, há previsão de retorno das chuvas na faixa central do Brasil, como norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás", finaliza o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply