Skip to main content

 (Foto: Divulgação/SLC Agrícola)

 

Os produtores de Mato Grosso aproveitaram as primeiras chuvas para iniciar nesta semana o plantio da área recorde de soja, estimada em 10,2 milhões de hectares pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os trabalhos atingiram 0,75% da área prevista, que corresponde a 76,5 mil hectares.

O ritmo do planto está 0,94 pontos defasado em relação ao mesmo período do ano passado, quando 1,69% da área estava semeada, o equivalente a 168,7 mil hectares. A média histórica dos últimos cinco anos é de 2,69%.

Os analistas do Imea lembram que em decorrência dos menores volumes em setembro do ano passado, o plantio da temporada 2019/2020 começou com atraso e observam que mesmo assim os produtores colheram uma produção recorde.

Segundo eles, neste ano a maior parte dos agricultores preferiu aguardar as primeiras chuvas, até mesmo aqueles que cultivam algodão segunda safra e costumam semear parte da soja “no pó”. A precaução se deve ao baixo volume acumulado de chuvas, o menor dos últimos anos, o que deixou o solo com pouquíssima umidade.

As condições foram mais favoráveis o plantio da soja na região oeste de Mato Grosso, onde os produtores semearam 27,4 mil hectares, que correspondem a 2,55% da área prevista para esta safra. Houve um avanço em relação ao mesmo período do ano passado, quando 1,92% da área estava semeada (20,3 mil hectares).

Na região do Médio-norte, maior produtora de Mato Grosso, o plantio atingiu 0,93% da área prevista, o equivalente a 30,8 mil hectares. Na mesma época do ano passado estavam semeados 51,1 mil hectares, que correspondiam a 2,49% da área total.

O maior atraso na região sudeste, onde os produtores semearam 0,33% da área prevista, o equivalente a 6,7 mil hectares. Na mesma época do ano passados eles tinham semeado 37,1 mil hectares, que correspondia a 1,85% da área da safra 2010/2020.
Source: Rural

Leave a Reply