Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (25/9) no site da Globo Rural.

Carga de peixe brasileiro com Covid-19

 (Foto: Michele Ursino/CCommons)

 

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (25/9) a suspensão das importações de peixe da empresa brasileira Monteiro Industrial de Pescados, sediada em Itarema (CE), depois que um lote de peixe espada congelado enviado ao país testou positivo para Covid-19. O embargo passsa a valer a partir deste sábado (26/9).

Início do plantio da soja 2020/2021

 (Foto: Divulgação/SLC Agrícola)

 

Os produtores de Mato Grosso aproveitaram as primeiras chuvas para iniciar nesta semana o plantio da área recorde de soja, estimada em 10,2 milhões de hectares pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os trabalhos atingiram 0,75% da área prevista, que corresponde a 76,5 mil hectares.

Corredor de soja sustentável

 (Foto: Gecom Itaqui/Divulgação)

 

A certificação da cadeia de custódia pela empresa Cargill e por um dos terminais do Porto do Itaqui, no Maranhão, promete criar um corredor que ampliará a exportação de soja certificada pela RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável) no norte e no nordeste do Brasil. Com o selo, até 110 mil toneladas de soja certificada RTRS devem começar a ser movimentadas a partir do Porto do Itaqui, no Maranhão. 

Poder de compra do produtor de suíno

 (Foto: Reprodução)

 

Mesmo com a alta nos preços do milho e do farelo de soja, importantes insumos de alimentação da suinocultura, o poder de compra do produtor se mantém elevado, apontam cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Segundo a entidade, a forte valorização se deve à oferta reduzida de animais para abate e ao aumento nas exportações.

Feijão em MG

 (Foto: Getty Images)

 

Cerca de 30 famílias de pequenos agricultores da zona rural de Rio Casca, na Zona da Mata de Minas Gerais, conseguiram elevar a produção neste ano e comercializaram a safra de feijão a preços maiores do que meses atrás. As 29 toneladas, mais que o dobro do ano passado, foram obtidas a partir de uma iniciativa em parceria do setor público e privado para oferecer assistência técnica.

Rastreabilidade de ponta a ponta

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Solução adotada por grandes frigoríficos para avançar na pauta de sustentabilidade e garantir desmatamento zero dentro da sua cadeia de produção, a rastreabilidade de ponta a ponta na produção de carne pode levar à exclusão de pequenos e médios pecuaristas com menores condições de acesso a crédito e investimento em novas tecnologias.

Pecuaristas no Pantanal

(Foto: Reprodução/Youtube)

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu a atuação de pecuarista do Pantanal no controle das queimadas. Segundo ele, o criador de gado é um colaborador e a atividade ajuda a diminuir o risco na região, porque os animais comem a matéria orgânica que estaria sujeita a pegar fogo. Ele fez as afirmações na quinta-feira (24/9), ao lado do presidente Jair Bolsonaro, durante a transmissão semanal ao vivo pela internet.

Queimadas em Mato Grosso

 (Foto: Christian Braga/Greenpeace)

 

Mato Grosso quase triplicou os focos de queimadas no período proibitivo em dois anos. Neste ano, foram 30,5 mil focos de calor no Estado, um aumento de 45% na comparação com o mesmo período de 2019 (21 mil focos) e de 177% em relação a 2018 (11 mil focos). Os focos nos primeiros 20 dias de setembro foram 65% maiores em comparação com o total do mesmo mês em 2019.

Produção sustentável na Amazônia

 (Foto: Instituto Ipe/Rede Lira)

 

Mais de 80 entidades da sociedade, entre organizações, associações indígenas e extrativistas, empresas, cooperativas, instituições de pesquisa e órgãos públicos, se uniram para atuar em conjunto pela promoção de atividades produtivas conciliadas com a preservação da biodiversidade na Amazônia. O grupo, chamado de Rede Lira, foi formado a partir do Projeto Lira – Legado Integrado da Região Amazônica.
Source: Rural

Leave a Reply