Skip to main content

Agentes do Corpo de Bombeiros atuam no controle do fogo nsa Bahia (Foto: Corpo de Bombeiros/BA)

 

A Bahia já registrou 881 focos de queimadas entre 11 a 25 de setembro, segundo dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é 73,76% maior em relação aos 15 dias anteriores, entre 27 de agosto e 10 de setembro, quando registrou 507 pontos.

Os incêndios que atingem o estado começaram há cerca de 10 dias. Segundo informações do portal G1, mais de 1,5 mil hectares já foram consumidos no período apenas no município de Barra. Outros focos foram registrados na região do Vale do São Francisco, no parque nacional da Chapada Diamantina, nas áreas do Cerrado e no município de Barreiras, mas esses já foram controlados.

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), atualmente a equipe de combate do programa “Bahia Sem Fogo” conta com 18 bombeiros militares e voluntários, além de brigadistas em 4 aviões. Apenas o município de Barras tem incêndios, mas são 65 focos de calor em toda a Bahia – o que não significa, necessariamente, pontos de incêndio, mas condições propícias para o incidente.

saiba mais

Dia Global de Ação pelo Clima incentiva manifestação contra queimadas em frente ao Ibama

Perseguição a pecuaristas em MT ajuda a aumentar queimadas, diz Salles

 

 

Pelos dados do Inpe, Barra é o segundo município em focos de queimadas nos últimos 30 dias, com 54 pontos entre 11 a 25 de setembro, 14 a mais (35%) do que entre 27 de agosto e 10 de setembro, mas queda de 7 focos (11,4%) na comparação com o período entre 11 a 25 de setembro de 2019, quando eram 61 focos de queimadas.

A Secretaria de Agricultura do Estado diz não saber a extensão ou a causa dos incêndios. Entretanto, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Sema, admite que as ações podem estar ligadas à derrubada de área para a produção agropecuária. O Inema não respondeu, no entanto, em quais municípios isso acontece.

No começo da semana, a Secretaria do Meio Ambiente fez um alerta à população através de suas redes sociais, dizendo que a ocorrência de incêndios é maior nos próximos meses entre de setembro a janeiro, “devido ao período seco do ano, considerando as altas temperaturas, baixa umidade e o acúmulo de biomassa combustível.”
Source: Rural

Leave a Reply