Skip to main content

Lavoura de soja em Mato Grosso. Desempenho dentro da porteira foi determinante para resultado positivo da agropecuária no primeiro semestre deste ano (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira cresceu 5,26% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23/9) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A crescente demanda internacional e a valorização do dólar em relação ao real foram apontados como fatores positivos, assim como a safra de grãos, pelo lado da oferta.

Em comunicado, CNA e Cepea informam que o segmento primário (dentro da porteira) foi o destaque, com crescimento de 14,91% nos primeiros seis meses de 2020 em relação ao período em 2019. Na mesma comparação, os serviços cresceram 4,76% e os insumos tiveram expansão de 1,69%. Em direção oposta, a agroindústria encerrou os primeiros seis meses do ano com retração de 0,76%.

saiba mais

Açaí, cacau e castanha são mais rentáveis que pecuária e soja na Amazônia, diz Carlos Nobre

Brasil começa safra 2020/21 com projeção de novo recorde em colheita e rentabilidade

 

Na parte agrícola, o Produto Interno Bruto (PIB) teve crescimento de 2,93%, de acordo com o Cepea e a CNA. “O excelente resultado do segmento primário agrícola reflete os preços maiores de janeiro a junho de 2020, frente ao mesmo de 2019, a expectativa de maior produção na safra atual com uma safra recorde de grãos e crescimento destacado de produtos como café e laranja”, diz a nota.

Na pecuária, houve expansão de 10,41% no período de janeiro a junho deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado. Cepea e CNA atribuem o resultado aos bons preços de carnes. “Embora alguns preços do ramo pecuário tenham sido pressionados para baixo diante da pandemia de Covid-19 em abril e maio, em junho houve recuperação”, ressalta o estudo.

Junho

Considerando só o mês de junho, o PIB da Agropecuária brasileira registrou expansão de 1,31% em comparação com o mesmo mês em 2019. Foi o sexto mês seguido de alta, conforme o levantamento conjunto do Cepea e da CNA

O segmento primário contabilizou crescimento de 3,02% no período. Nos outros elos da cadeia produtiva, os serviços cresceram 1,15%; os insumos, 0,79%; e a agroindústria, 0,27%.

“Apesar da pandemia – e de efeitos negativos significativos em diferentes momentos do ano, particularmente nos segmentos de hortícolas, flores e lácteos – os instrumentos de políticas públicas voltados à garantia de renda aos mais impactados pela crise, têm garantido também sustentação da demanda doméstica por produtos agrícolas e agroindustriais”, justificam CNA e Cepea.
Source: Rural

Leave a Reply