Skip to main content

(Foto: FFA Hugo Caruso/ ANFFA)

 

 

O Ministério da Agricultura anunciou que foi autorizada a nomeação de 140 médicos veterinários aprovados no último concurso público da pasta. Eles vão atuar como auditores fiscais agropecuários e reforçarão o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A ministra Tereza Cristina disse que o decreto será publicado "em breve". "Foi uma decisão pessoal do presidente Jair Bolsonaro, entendendo a importância desse chamamento para o agronegócio", afirmou a ministra, em vídeo publicado no Twitter.

saiba mais

Parecer da PGF abre caminho para Ministério da Agricultura contratar 140 novos fiscais

Covid-19: Frigoríficos mantinham trabalhadores do grupo de risco na produção

 

 

O pedido para contratar mais 140 fiscais foi feito pelo Ministério da Agricultura no fim de julho. No último concurso, realizado em 2018, 300 vagas foram abertas para o cargo de auditor fiscal agropecuário.

A previsão era de 150 candidatos excedentes e 90 em lista de espera. Desde então, 100 dos 150 excedentes foram contratados. No início deste ano, a pasta já havia pedido a abertura de concurso público para contratação de novos profissionais, mas sem sucesso.

saiba mais

Sindicato estima que 20% dos trabalhadores de frigoríficos do Brasil já contraíram Covid-19

 

 

No começo de setembro, entretanto, a Procuradoria Geral da Fazenda acatou pedido do Ministério da Agricultura e reconsiderou seu entendimento sobre a lei que suspendeu a realização de concurso e a abertura de novas vagas em função da pandemia. A nova interpretação abriu caminho para a contratação dos 140 fiscais. 

Em 2018, um estudo da Secretaria de Defesa Agropecuária já apontava a necessidade de contratação de 1.620 novos auditores fiscais. Desde então, em meio ao aumento dos pedidos de aposentadoria antes da reforma da previdência, apenas 400 foram contratados, todos médicos veterinários.

saiba mais

Decreto flexibiliza contratação de veterinários para fiscalização

 

 
Source: Rural

Leave a Reply