Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

 

A chuva retornou às regiões produtoras e a previsão é de que permaneça neste início de semana em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso – neste último, diversas regiões receberam volumes significativos, porém, de forma pontual.

De acordo com o boletim agroclimático da Rural Clima, há previsão de chuva para todos esses Estados nesta segunda-feira (21/9), além do norte do Paraná. Os maiores volumes deverão se concentrar sobre a faixa litorânea da região Sudeste.

saiba mais

Seca em setembro deve atrasar plantio da nova safra de verão

 

No sul do Brasil, mais precisamente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o tempo seguirá aberto, uma vez que uma massa de ar polar impede a formação de nuvens. Por outro lado, há queda acentuada das temperaturas.

"Nesta segunda-feira, houve registro de geada em algumas áreas produtoras de milho na região central e norte do RS", informa Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Brasil começa safra 2020/21 com projeção de novo recorde em colheita e rentabilidade

 

Este padrão seguirá na terça-feira (22/9), e as áreas de instabilidade, associadas à presença de uma frente fria sobre a região central, manterá o tempo instável e com possiblidade de chuva a qualquer hora do dia sobre grande parte de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e sul de Minas Gerais.

"Com isso, muitos produtores já terão recebido, até na quarta-feira (23), volumes superiores a 60mm de chuva em suas áreas, o que me traz uma certa apreensão porque várias regiões do leste do Mato Grosso, Goiás, Triângulo e Cerrado Mineiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul só voltarão a ter chuva a partir de 5 de outubro", alerta Santos.

saiba mais

Colheita estimula venda de trigo no Paraná, mas negócios travam no Rio Grande do Sul

 

A região central do Brasil terá muitos dias seguidos de chuvas irregulares sobre suas áreas, segundo a Rural Clima. Por outro lado, Rondônia e as regiões mais ao oeste do Mato Grosso deverão receber altos volumes ao longo dos próximos dias.

Diante disso, a previsão do início do plantio da nova safra de soja em Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais é dificultoso porque não há uma tendência de chuvas regulares nos próximos dez dias. "A chuva só deve se regularizar com frequência e bons volumes a partir do dia 10 de outubro", destaca Santos.
Source: Rural

Leave a Reply