Skip to main content

Fogo no Pantanal (Foto: José Medeiros/Globo Rural)

 

Dados gerados por todos os satélites registrados no Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram o avanço da degradação do Pantanal na primeira quinzena de setembro. Em apenas 15 dias, 165.731 focos foram captados pelas imagens. O número é 354% maior que o mesmo período do ano passado, quando houve registro de 36.446 pontos de calor.

Enquanto em 2019 a maior presença das queimadas acontecia em Mato Grosso do Sul, em 2020 as chamas têm prejudicado mais o território de Mato Grosso. Na quinzena, 91,6% dos focos de calor aconteceram no Estado e 8,4% no território sul-matogrossense.

saiba mais

Inmet prevê chuvas abaixo da média na região Centro-Oeste até o fim de outubro

Polícia Federal investiga cinco fazendas do MS por terem dado início a incêndios no Pantanal

 

Barão de Melgaço, Poconé e Cáceres são os três municípios com mais registros de fogo. todos ficam em Mato Grosso. Juntos, representam 77,1% de todas as queimadas que aconteceram em setembro, até o momento.

Unidades de conservação e terras indígenas também estão sendo atingidas pelas chamas que devastam o Pantanal. Ainda segundo o Programa Queimadas, 16.934 focos foram registrados no Parque Estadual Encontro das Águas, que contempla os dois estados pantaneiros. Já o território indígena Ti Tereza Cristina, regularizado no estado do Mato Grosso, de acordo com o Inpe, foi atingido por 2.640 pontos de queimadas.
Source: Rural

Leave a Reply