Skip to main content

De acordo com as autoridades chinesas, suspensão seria adotada por uma semana, com posterior retomada de embarques (Foto: Anffa Sindical/Divulgação)

 

Em mais uma medida para restringir a entrada de produtos contaminados com o novo coronavírus, a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou que suspenderá automaticamente as importações de empresas cujos produtos refrigerados apresentem resultado positivo em testes de ácido nucleico para a Covid-19 por uma ou duas vezes. Segundo comunicado publicado no site do órgão, a suspensão será realizada por uma semana e as exportações retomadas após esse período.

Segundo a GACC, as medidas visam “evitar que a nova epidemia de coronavírus importe riscos por meio de alimentos importados”. Nos casos em que for constatado teste positivo em mais de três situações, o período de suspensão será de quatro semanas e será retomada automaticamente após esse período.

saiba mais

Carne bovina é prioritária na relação entre Brasil e China, diz embaixador

Brasil chega a 100 frigoríficos com ajustamento de conduta por causa da Covid-19

 

Desde julho, a Comissão Nacional de Saúde da China exige que as empresas frigoríficas do país realizem testes para Covid-19 em cargas. Em agosto, um lote de asas de frango exportado pela Aurora em Xaxim, Santa Catarina, apresentou resultado positivo para o novo coronavírus. A cooperativa levou duas semanas para suspender de forma voluntária suas exportações ao país.

Desde que constatou um novo surto da doença em um mercado em Pequim, a China aumentou as exigências relacionadas à testagem dos produtos in natura. As autoridades do país desconfiam que os novos casos foram provocados a partir da importação de salmão e suspendeu as compras internacionais do produto. Desde então, mais de 50 empresas de 19 países tiveram as exportações suspensas para o país devido a problemas relacionados à Covid-19, oito delas do Brasil.
Source: Rural

Leave a Reply