Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (4/9) no site da Globo Rural.

Preço de cerveja varia com desmatamento

(Foto: Colorado/Divulgação)

 

Para celebrar o Dia da Amazônia, neste sábado (5/9), a Cervejaria Colorado lançou uma cerveja cujo preço varia conforme os níveis de desmatamento no bioma. Se aumentarem, o valor sobe. Se caírem, ficará mas barato. Segundo a empresa, além de colaborar com a conservação da floresta, a ideia é beneficiar comunidades tradicionais da região. 

Bancos de olho na origem da carne

 (Foto: Reprodução)

 

Os presidentes dos bancos Santander, Itaú e Bradesco defendem que supermercados e consumidores têm papel fundamental na fiscalização da origem da carne, objetivando o fim da produção conivente com o desmatamento ilegal. Eles falaram em transmissão virtual promovida pelo jornal O Globo, nesta sexta-feira (4/9), com a colunista Miriam Leitão.

 

Agrofloresta gera mais lucro

 (Foto: Pretaterra/Divulgação)

 

A produção de soja e a criação de gado estão longe de serem as opções mais rentáveis para região da Amazônia, como aponta modelo de viabilidade econômica desenvolvido pelo WWF-Brasil. 

Segundo o modelo, feito em parceria com Universidade Federal do Acre, Embrapa e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a recuperação da vegetação nativa em sistemas agroflorestais pode gerar um retorno médio anual de mais de R$ 4.500 por hectare.

Embargo à carne de frango do Brasil

 (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

O Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores divulgaram nota nesta sexta-feira (4/9) pedindo a retirada imediata do embargo imposto por Filipinas à carne de frango brasileira. O governo brasileiro ameaça entrar na OMC caso Filipinas não apresente "justificativa científica confiável" para suspensão. 

Alta dos grãos preocupa

 (Foto: Globo Rural)

 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alertou nesta sexta-feira (4/9) para o risco de uma crise na cadeia de produção de aves e suínos no Brasil diante da expressiva valorização da soja e do milho no mercado interno. Em nota, o presidente da instituição, Enori Barbieri, afirma ser um “contrassenso” que um dos maiores produtores de alimentos precise importar grãos para manter sua produção agroindustrial.

Preços mais caros na Ceagesp

(Foto: Agência Brasil )

 

Com maior pressão de frutas, legumes e pescados, o índice de preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) encerrou agosto com alta de 1,59%, após queda de 0,96% em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (4/9). Por outro lado, frio rigoroso em regiões produtoras pode ter influenciado para queda de 6,7% no total de alimentos ofertados. 

Produção de máquinas agrícolas

 (Foto: Joel Silva/Ed.Globo)

 

A produção nacional de máquinas agrícolas teve queda 22,1% em agosto, na comparação com o total produzido no mesmo mês do ano passado. Em relação a julho, a produção diminuiu 15%, somando 4,35 mil unidades. No comparativo anual, segundo Anfavea, houve alta de 4,8% das vendas internas e queda de 39,4% das exportações no mês passado. 

Consumo de chocolate cai

(Foto: Thinkstock)

 

Mesmo presente em 73% dos lares brasileiros no primeiro semestre deste ano, durante a pandemia do coronavírus, mantendo o patamar de penetração registrado no mesmo período do ano passado, o chocolate foi menos consumido pelos brasileiros. A queda no volume médio foi de 11,8% (3,8 kg por lar).

Combate ao greening

 (Foto: Pxhere/CreativeCommons)

 

Um programa de combate ao greening já arrancou 850 mil pés do entorno de fazendas de laranja. Além de pastos e pomares abandonados, manejo atinge unidade da Apae, aldeia indígena e calçadas. Do total, 20,87% das árvores do cinturão citrícola têm a doença. 
Source: Rural

Leave a Reply