Apesar do preço histórico do arroz no mercado nacional, produtor tem intenção de área semelhante à da safra passada, avalia o Instituto Riograndense do Arroz (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
O Rio Grande do Sul deve semear 969.192 hectares com arroz na safra 2020/2021, segundo o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). A área projetada é 3,5% maior que na temporada anterior. Considerando os municípios que lideram a produção gaúcha do cereal, Uruguaiana terá 78.500 de hectares; Santa Vitória do Palmar, 68.436 ha; Itaqui, 56.492 ha; e Alegrete, 54.837 ha.
"Em relação à semeadura de soja em rotação com arroz, o levantamento do Irga projeta uma área de 353.731 hectares, incremento de 20.937 ha em relação aos 332.794 ha da safra anterior", diz o Irga em nota. "A avaliação é de que os produtores entenderam o processo de fazer as coisas certas, no momento certo e com os recursos adequados. O agricultor gaúcho está entendendo que para ter lucro precisa estar com tudo bem planejado", disse o diretor técnico da autarquia, Ivo Mello.
"Apesar do preço do arroz com alta histórica, o arrozeiro está com uma intenção de área muito parecida com a safra anterior porque entendeu esse recado: para ser eficiente, para ter lucro, precisa ter planejamento e que seja muito bem executado."
saiba mais
Com recuo na oferta, arroz tem aumento de 12,5% no RS
Rizicultores do Rio Grande do Sul criticam possível retirada de TEC sobre arroz importado
Source: Rural