Skip to main content

(Foto: Epagri/Divulgação)

 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (27/8) a redução de 4% para 2,75% ao ano nas taxas de juros dos créditos de custeio e investimento ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) para agricultores familiares prejudicados por vendavais.

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que, "em julho de 2020, o CMN já havia reduzido a taxa de juros aplicável a essas operações para os agricultores cujas atividades foram prejudicadas pelo ciclone bomba de 2020, que atingiu a região Sul no início do mês de junho provocando danos em vários municípios e na atividade rural de muitos produtores, especialmente os agricultores familiares".

saiba mais

Vendaval causou perdas nas cadeias de leite, suínos e aves em SC, diz Epagri

Exportações de café caem 10,4%, mas superam 3 milhões de sacas em julho

 

O CMN também aprovou diminuição nos juros das operações de crédito rural ao amparo do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Além disso, reduziu a remuneração do fundo em 0,75 ponto percentual, para incentivar a produção e a comercialização.

Conforme o governo, a linha de crédito voltada para custeio, comercialização, FAC cooperativas e recuperação de cafezais teve a taxa de juros reduzida de até 6% para até 5,25% ao ano. A linha voltada para FAC demais tomadores e capital de giro para indústrias passou de até 7,5% para até 6,75% ao ano. Já a remuneração do Funcafé foi de 3% para 2,25% ao ano.
Source: Rural

Leave a Reply