Skip to main content

(Foto: Divulgação/Abapa)

 

Após atingir a maior área desde 1990, com 1,67 milhão de hectares semeados no ciclo 2019/2020, o plantio de algodão no Brasil deve cair 10,5% em 2020/2021, para 1,5 milhão de hectares, segundo previsão divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com isso, o órgão estima uma safra de 2,6 milhões de toneladas nesta nova temporada, queda de 10,4% ante o ciclo anterior.

Além da retração de 18% no consumo interno este ano, avaliado em 570 mil toneladas e no menor patamar desde a década de 80, a Conab destaca que parte dos produtores que entraram para a cultura do algodão num momento de alta rentabilidade não possuem estrutura direcionada para o grão, podendo retornar para o plantio de milho e soja, cujas perspectivas são de maior rentabilidade neste novo ano-safra.

saiba mais

Demanda por algodão supera a oferta, e preço tem recorde nominal

Brasil terá produção recorde de soja e milho na safra 2020/2021, prevê Conab

 

Diante da grande produção brasileira e do enfraquecimento da demanda interna e externa provocada pela pandemia de Covid-19, a Conab estima os estoques brasileiros poderão crescer quase 30% em 2020, atingindo quase 2 milhões de toneladas.

“O volume recorde exportado em 2019 [de 1,61 milhão de toneladas] não foi suficiente para evitar o forte crescimento nos estoques”, explica o levantamento, o primeiro com dados da safra 2020/2021.

saiba mais

Preço do algodão no mercado brasileiro retoma patamar registrado antes da pandemia

Avanço do acordo China-EUA ameaça exportação agropecuária do Brasil

 

Para este ano, a previsão é de que sejam exportadas 1,92 milhão de toneladas, mas com a demanda interna mais fraca, a Conab destaca que os preços no mercado interno têm se mantido abaixo da paridade de exportação. Para 2020/2021, o órgão estima que 42,69% da safra já esteja vendida, mas alerta para os maiores custos de armazenamento após o adiamento dos prazos de entrega de alguns compradores.

“O desafio agora é evitar possíveis cancelamentos que impeçam a efetivação da entrega dessa pluma já vendida”, destaca o estudo. Em relação aos preços, a Conab espera valorização da pluma no mercado interno a partir de setembro, retornando aos patamares de R$ 87,76/@ em junho do ano que vem. Essa recuperação, contudo, ainda depende dos desdobramentos da pandemia, segundo destacam os pesquisadores.
Source: Rural

Leave a Reply