Skip to main content

(Foto: Reprodução)

 

Um novo vídeo divulgado por autoridades argentinas mostra o avanço de uma das nuvens de gafanhoto no país. Nas imagens, a quantidade de insetos é tão grande que chega a "bloquear" uma estrada no norte da província de Córdoba.

Na quinta-feira (20/8), o Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) informou que um trabalho com os técnicos da província de Santiago del Estero reduziu de maneira significativa uma nuvem na cidade de Fernández. Para o controle, foram realizados tratamentos fitossanitários em mais de 350 hectares na área.

Vídeo mostra gafanhotos "bloqueando' estrada

 

Ainda de acordo com a agência governamental, as nuvens que haviam ingressado em Santiago del Estero se dividiram, o que dificulta o monitoramento e controle. Além da nuvem controlada, as equipes do Senasa buscam outras em Santiago del Estero, onde ao menos um dos grupos cruzou a fronteira com Córdoba: uma no sudeste, outra na zona ao redor da cidade de Loreto e uma terceira ao norte da província.

Os argentinos trabalham também com o monitoramento de uma nuvem na cidade de Altos de Medina, na província de Tucumán. Não foram divulgadas informações sobre as nuvens na província de Salta.

saiba mais

Três vezes maior, nova espécie de gafanhoto faz Argentina decretar alerta fitossanitário

 

Mas, segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ricardo Felicetti, existe a possibilidade das cinco nuvens presentes na Argentina terem se dividido em 10 novos grupos – o que ainda não foi confirmado pelas autoridades.

"A informação que temos é que as nuvens se dividiram. Mas estamos buscando a confirmação. O Senasa está com dificuldade na constatação pelas restrições de deslocamento impostas pela Covid-19", pontuou Felicetti.

saiba mais

Vídeo impressionante mostra gafanhotos destruindo lavouras de trigo na Argentina

 

Risco maior

 

O receio da agência governamental argentina é que incidência de gafanhotos vindos do Paraguai aumentou consideravelmente no início deste mês. No final de julho, o Senasa informou que a nuvem de insetos próxima ao Brasil havia sido eliminada após uma operação aérea no município de Federación, na província de Entre Ríos, a 90 quilômetros da fronteira com Barra do Quaraí (RS) e a 20 quilômetros do Uruguai.

No entanto, foram detectadas quatro novas nuvens, sendo que uma delas, em Santiago del Estero, se dividiu em duas, e se movimentou para Córdoba, causando prejuízos em plantações de trigo. Até o início desta semana, a informação era de outras duas nuvens na província de Salta e outra em Tucumán.

Mapa mostra nuvens de gafanhotos circulando pela Argentina (Foto: Senasa/Divulgação)

 

Por isso, as respectivas províncias no norte do país, assim como Formosa, estão classificadas em estado de "perigo" pelas autoridades argentinas. Outras, a exemplo de Jujuy, Catamarca, Rioja, Santa Fé e Entre Ríos, seguem em estado de "ameaça".

O receio das autoridades de Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai é justificado pelo alto potencial de dano dos gafanhotos. Segundo o governo da província de Córdoba, 40 milhões de insetos são capazes de comer o que 2 mil vacas consomem em um único dia. O governo do RS calcula que as perdas podem chegar a R$ 1 milhão por dia no campo.

saiba mais

Segunda onda pode trazer gafanhotos ao Brasil como há 74 anos, alertam especialistas

 
Source: Rural

Leave a Reply