Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (18/8) no site da Globo Rural.
Trabalhadores de frigoríficos cogitam greve
(Foto: CNTA/Divulgação)
Com um índice de contaminação estimado em até 25% dos mais de 500 mil trabalhadores de frigoríficos no Brasil, sindicatos de classe afirmaram nesta terça-feira (18/8) que não descartam entrar em greve caso não sejam adotadas medidas efetivas para reduzir a transmissão da Covid-19 na indústria de proteína animal.
Para denunciar o aumento dos casos de coronavírus entre trabalhadores de frigoríficos no Brasil, uma campanha internacional foi lançada.
Efeito da Covid-19 na venda de carne à China
(Foto: Rogério Albuquerque)
As autoridades brasileiras devem se aproximar da China e detalhar todos os cuidados sanitários adotados no processo de produção de carnes pelos frigoríficos brasileiros durante a pandemia do coronavírus. A afirmação foi feita, nesta terça-feira (18/8) pelo presidente da Câmara de Comércio Internacional Brasil-China (CCIBC), Charles Tang.
Gafanhotos destroem lavouras na Argentina
(Foto: Governo de Córdoba/Divulgação)
Autoridades fitossanitárias do Serviço de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) afirmaram que as cinco nuvens de gafanhotos ativas no país estão em constante deslocamento e já causam danos em produções de trigo. Confira o vídeo impressionante.
Queda nos preços das hortaliças
(Foto: Reprodução/Sérgio Ranalli)
Mesmo com o aumento do consumo, diante da flexibilização do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, a maior oferta de hortaliças, característica do segundo semestre, levou a uma redução dos preços em julho, segundo o 8º Boletim do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Serviço de consultoria digital
(Foto: IICA/Divulgação)
O Ministério da Agricultura fechou nesta terça-feira (18/8) uma parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para oferecer consultoria agrícola digital para agricultores familiares do Nordeste. O programa é desenvolvido pela organização PAD – Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento, que tem como um dos fundadores o Prêmio Nobel de Economia 2019, Michael Kremer.
Perdas por vendaval em SC
(Foto: Epagri)
A Epagri registra perdas nas cadeias produtivas de leite, suínos, aves, reflorestamento, alho, frutas, fumo, erva-mate, banana, palmito, arroz e plantas ornamentais com o vendaval que atingiu Santa Catarina nos últimos dias 14 e 15. Conforme levantamento, zonas rurais de municípios no oeste do Estado reportaram perdas em residências, galpões, implementos e equipamentos.
Aumento da área plantada do trigo
(Foto: Rafale Tovar/CCommons)
Os preços atrativos do trigo e de seus derivados neste ano no mercado interno estimulam produtores, o que resulta em aumento da área cultivada no Brasil, afirma o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).
Detergente contra coronavírus
(Foto: Embrapa)
Um antigo aliado da cozinha, o detergente, talvez possa fazer mais contra o coronavírus do que se imagina. É o que indica um estudo que vem sendo feito com um vírus semelhante por pesquisadores brasileiros, informa Embrapa.
Testes feitos com uma fórmula baseada no detergente comum, usado para lavar a louça do dia a dia, se mostraram promissores ao inativar um coronavírus semelhante ao causador do Covid-19 e por períodos mais longos que outros líquidos sanitários.
Incêndios no MS aumentam
(Foto: Ascom/CBMMS)
Dados compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o número de focos de queimadas e incêndio registrados em Mato Grosso do Sul já é 74% superior ao total verificado no mesmo período de 2019, o que obrigou o governo estadual a decretar situação de emergência ambiental no Pantanal.
Source: Rural