Skip to main content

Pesquisa foi feita em oito áreas nos municípios de Barcarena e Abaetetuba, no Pará (Foto: Cristiano Menezes/Embrapa)

 

Um estudo publicado na revista científica Neotropical Entomology aponta que as abelhas da Amazônia são as principais responsáveis pela polinização do açaí. Representam 90% da polinização nas flores da palmeira e são mais eficientes no transporte do pólen em relação a outros insetos e isso impacta diretamente na cadeia produtiva do açaí.

A pesquisa da Embrapa, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), foi feita em oito áreas nos municípios de Barcarena e Abaetetuba, no Pará. Foram analisadas quatro áreas manejadas de açaí de várzea e outras quatro de plantios em terra firme. Nos locais, foram coletados insetos de 74 espécies diferentes que visitaram as flores da palmeira.

saiba mais

Coronavírus deixa abelhas sem comida na China e prejudica maior produção mundial de mel

 

Autora principal do artigo, a agrônoma da UFRA Leilane Bezerra conta que a equipe descobriu que as abelhas nativas são o grupo de polinizadores mais eficaz no transporte do pólen de açaí. 

“Descobrimos que mais de 70 espécies de insetos, incluindo abelhas, moscas, vespas, formigas e besouros, transportam pólen de açaí, mas as abelhas nativas, incluindo espécies sem ferrão (Meliponinae) e solitárias (como as da família Halictidae), carregam pelo menos oito vezes mais pólen do que os outros insetos e representam seis em cada dez visitas de insetos às flores de açaí”, afirma.

saiba mais

Ministério do Meio Ambiente propõe reduzir meta de preservação da Amazônia

 

De acordo com a bióloga Márcia Maués, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental (PA), coautora do trabalho, o conhecimento adquirido no estudo é fundamental para embasar recomendações aos agricultores sobre a polinização e manejo de polinizadores dessa palmeira.

“A polinização é um processo essencial para a produção de sementes e frutos em três quartos dos cultivos globais. Mas, para muitos cultivos tropicais como o açaí, o conhecimento sobre polinização ainda era limitado, dificultando o desenvolvimento de práticas agrícolas amigáveis para os polinizadores'”, comenta a cientista.

saiba mais

Nova cultivar da Embrapa de açaí visa garantir produção durante todo o ano

 

Entre as abelhas nativas que representam mais de 90% da polinização do açaí, estão as sem ferrão (60%) e as solitárias (35%). Das quatro espécies nativas que se destacaram na carga polínica e abundância nas flores, duas são abelhas solitárias dos gêneros Augochloropsis e Dialictus; e outras duas espécies sem ferrão do gênero Trigona, a arapuá (Trigona branneri Cockerell) e a olho-de-vidro (Trigona pallens Fabricius).

As abelhas sem ferrão apresentaram ainda vantagens em relação às solitárias, como afirma o biólogo Alistair Campbell, pesquisador visitante em atuação na Embrapa Amazônia Oriental. “Elas visitam com mais frequência as flores, quase sempre carregam pólen e possuem colônias mais populosas. São as espécies mais consistentes na polinização do açaí e podem ser criadas e manejadas”, detalha. O cálculo feito pelos cientistas considerou carga polínica e a frequência de visitas.
Source: Rural

Leave a Reply