Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta segunda-feira (3/8) no site da Globo Rural.

Exportação recorde de soja

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

As exportações brasileiras de soja totalizaram 10,372 milhões de toneladas em julho, aumento de 39,4% ante igual período do ano passado (7,443 milhões de toneladas). O volume, entretanto, ficou 24,6% abaixo do observado em junho, quando o Brasil embarcou ao exterior 13,75 milhões de toneladas. 

Os dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia mostram que esse é o maior volume de soja já exportado para um mês de julho, superando o recorde anterior, de julho de 2018, de 10,198 milhões de toneladas.

Mais carne ao exterior

 (Foto: iStock/Mapa/Divulgação)

 

A receita e a quantidade obtidas com exportações de carnes bovina e suína em julho cresceram em relação a julho do ano passado. Já a carne de frango teve retração, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (3/8) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. 

Neutralização das emissões de carbono

Marcello Brito, Presidente da Abag (Foto: Divulgação)

 

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) anunciou ser a primeira entidade global do setor a neutralizar todas as suas emissões de gases de efeito estufa de 2019. Isso foi possibilitado pela utilização dos CBios, créditos de descarbonização criados pela Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio).

Queimadas aumentam

 (Foto: Reprodução/Ed. Globo)

 

As queimadas no mês de julho aumentaram 28,5% na Amazônia em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os números são do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), considerando a utilização de todos os satélites cadastrados no sistema. Entre 1º e 31 de julho, foram 119.915 focos, ante 93.342 de 2019.

Força-tarefa na Amazônia

 (Foto: TV Brasil/Divulgação)

 

O Ministério do Meio Ambiente anunciou nesta segunda-feira (3/8) a ampliação da força-tarefa para combater incêndios florestais na Amazônia Legal. Serão disponibilizados mais R$ 10 milhões para a contratação de cinco aeronaves durante o período de maior seca na região.

Busca por maior área de trigo

 (Foto: Reprodução/Twitter)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o Brasil está trabalhando para voltar a ter uma área de trigo expressiva. “[Cultura] que é hoje um dos poucos produtos que não somos autossuficientes”, falou durante abertura do Congresso Nacional do Agronegócio, nesta segunda-feira (3/8). No discurso, ela ressaltou a diversificação de produtos que estão sendo cultivados e que não eram tão produzidos no Brasil. 

Preço do milho

(Foto: Divulgação)

 

Mesmo com o avanço da colheita da segunda safra, as cotações do milho têm encontrado sustentação no mercado brasileiro, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). De acordo com os pesquisadores, a demanda pelo cereal está aquecida ao mesmo tempo em que vendedores estão mais retraídos, dificultando a aquisição de novos lotes.

Pesqueiros para iniciativa privada

 (Foto: Michele Ursino/CCommons)

 

Cinco novos terminais pesqueiros foram qualificados pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI) e serão concedidos à iniciativa privada. O Ministério da Agricultura será responsável por fazer as licitações que viabilizarão a concessão das estruturas, o que está previsto para ocorrer em 2021.

Elanco assume divisão de animais da Bayer

(Foto: Divulgação)

 

A Elanco Animal Health Incorporated anunciou nesta segunda-feira (3/8) que finalizou a aquisição da divisão de animais da Bayer, a Bayer Animal Health. A transação, avaliada em US$ 6,89 bilhões, expande a escala e a capacidade de produção da Elanco, posicionando a empresa como líder do lucrativo setor de saúde animal por um longo tempo.
Source: Rural

Leave a Reply