Skip to main content

 (Foto: Fernando Dias )

 

Mais um importante passo rumo à obtenção do status de zona livre de febre aftosa será dado pelo Rio Grande do Sul nesta terça (4/8) e quarta-feira (5/8).

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) receberá auditores do Ministério da Agricultura para avaliarem o cumprimento dos 18 apontamentos levantados no ano passado. Entre eles, a aquisição de 72 veículos e a contratação de 150 auxiliares administrativos para atendimento nas inspetorias de defesa agropecuária do Estado.

 

saiba mais

Ministério da Agricultura define diretrizes gerais para vigilância da febre aftosa

 

“A montadora vencedora da licitação dos veículos já está enviando o cronograma de entrega, e o pregão para contratação de pessoal deve abrir as propostas nesta terça. O ministério vai comprovar que o governo estadual fez todos os movimentos necessários para a conquista da retirada da vacinação contra a aftosa”, destaca o secretário Covatti Filho.

Durante os próximos dois dias, a secretaria vai revisar cada um dos 18 apontamentos e o plano estratégico para retirada da vacinação. O auditor do ministério Gilson Renato Evangelista de Souza realizou uma pré-avaliação no início de julho, verificando que os 18 itens estão com andamento "bastante adequado e em fase final de atendimento".

saiba mais

SC mantém veto à entrada de bovinos de outros Estados apesar de nova regra federal

 

A auditoria final também vai considerar o pleito para evolução de status sanitário junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). "Acredito que o relatório do ministério deve sair muito rápido, porque temos prazos nacionais e internacionais que precisamos cumprir para dar andamento no processo de evolução de status sanitário", diz a  diretora de Defesa Agropecuária da secretaria, Rosane Collares.
Source: Rural

Leave a Reply