Skip to main content

 

(Foto: Senasa/Divulgação)

 

A nuvem de gafanhotos que estava na Argentina desde maio foi praticamente extinta ao longo desta semana, informou o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar do país (Senasa). Pequenos grupos, entretanto, ainda permanecem na região.

O panorama mais otimista sobre o risco de deslocamento dos insetos foi emitido após nova pulverização em uma área de floresta na província de Entre Rios, a 10 quilômetros da fronteira com o Uruguai e a cerca de 90 quilômetros de Barra do Quaraí (RS).

saiba mais

Calor pode acelerar avanço de duas nuvens de gafanhotos perto da fronteira com o Brasil

Nevasca e gafanhotos levam Argentina a declarar emergência agrícola

 

Em comunicado, o Senasa relata que alguns gafanhotos isolados foram encontrados durante o monitoramento do dia e, por isso, a equipe segue rastreando e pulverizando os arredores. Uma segunda nuvem, no norte da Argentina, na província de Formosa, também é monitorada. Outra nuvem, mais a leste, também põe as autoridades em alerta. 

Apesar de o clima mais quente favorecer o voo dos gafanhotos, a previsão de que os ventos continuem soprando para oeste na próxima semana indica que eles não devem chegar ao Brasil, pelo menos por enquanto.
Source: Rural

Leave a Reply