Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (28/7) no site da Globo Rural.

Agro lidera geração de emprego

(Foto: GERJ/CCommons)

 

A agropecuária brasileira encerrou o primeiro semestre do ano com a geração de 62.633 empregos com carteira assinada. O número integra o mercado de trabalho nas áreas de agricultura, pecuária, produção florestal e pesca e aquicultura. 

Entre janeiro e junho deste ano, foram 437.999 admissões e 375.366 demissões, considerado o melhor desempenho na primeira metade do ano entre todos os setores da economia, em meio ao cenário de retração provocado pela pandemia de coronavírus.

Safra de grãos maior em 2030

 (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

 

A produção de grãos do Brasil deve aumentar 27% na próxima década. A estimativa está no estudo Projeções do Agronegócio – 2019/20 a 2029/30, feito por Ministério da Agricultura, Embrapa e Universidade de Brasília (UnB) e atualizado anualmente com base em informações entre 1994 até maio deste ano.

50 milhões de gafanhotos restantes

 (Foto: Senasa/Divulgação)

 

Apesar do avanço no combate à nuvem de gafanhotos mais próxima do Brasil, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) estima que ainda restem 50 milhões de insetos na cidade de Federación, na província de Entre Rios, a cerca de 90 quilômetros de Barra do Quaraí (RS). As autoridades argentinas calculam que 87% da nuvem foi eliminada com pulverizações aéreas e terrestres de inseticidas realizadas até agora. 

Rigor chinês impacta frigoríficos

 (Foto: Getty Images)

 

As diretrizes dos Conselho Nacional de Saúde da China para a prevenção e controle da Covid-19 na indústria processadora de carne do país, publicadas na semana passada, podem gerar compromissos adicionais aos frigoríficos brasileiros habilitados a exportar para o mercado chinês.

''Provavelmente eles estão fazendo isso para depois poderem cobrar essas mesmas condições dos frigoríficos que abatem animais para exportar para eles”, observa Ana Cecília Kreter, pesquisadora e editora da Carta de Conjuntura Agro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Carne suína para Myanmar

 (Foto:Divulgação )

 

Com 53 milhões habitantes, o Myanmar informou a indústria brasileira que abriu seu mercado consumidor para importar carne suína produzida no Brasil. O país tem sofrido com queda da oferta local após o avanço da peste suína africana na Ásia. 

Plantio do trigo finalizado

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

 

Influenciados pelo clima favorável, produtores de trigo concluíram o plantio no sul do país otimistas quanto à produção do cereal para esta safra, segundo o Cepea. No Paraná, as lavouras apresentam condições superiores às observadas nas últimas três temporadas, enquanto o tempo seco permitiu o avanço e a finalização do semeio no Rio Grande do Sul. 

Desenvolvimento sustentável da Amazônia

(Foto: Globo Rural)

 

Em videoconferência com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entidades do Conselho do Agro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e 27 federações estaduais de agricultura debateram uma "agenda positiva e conjunta" com o Conselho da Amazônia – presidido por Mourão – para ajudar a promover o desenvolvimento sustentável da região.

Safra futura do milho em MT

(Foto: Divulgação)

 

Apesar da desaceleração econômica mundial, o preço do milho em Mato Grosso deve seguir sustentado nos próximos meses pelas expectativas de aumento na demanda pelo cereal, principalmente para a produção de biocombustível dentro do estado.

Dificuldades de agricultores familiares na pandemia

 (Foto: Mapa/Divulgação)

 

Pesquisa do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) mostra que a maioria dos agricultores familiares da América Latina (AL) e do Caribe tem trabalhado com falta de equipamentos de proteção e protocolos sanitários durante a pandemia de Covid-19, além de enfrentar limitações para vender seus produtos.
Source: Rural

Leave a Reply