Skip to main content

Lavouras de inverno manterão boas condições com a chuva no Sul do Brasil (Foto: Getty Images)

 

Um sistema de baixa pressão seguido de uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, que já se encontra com o tempo instável desde a madrugada de domingo (26/7) para esta segunda-feira (27/7), com chuva em diversos pontos do estado. De acordo com a Rural Clima, a tendência é que esse sistema ganhe amplitude e provoque chuva em Santa Catarina, no Sul e Leste do Paraná e no extremo sul do Paraguai na terça-feira (28/7).

“Essa chuva deve persistir, principalmente entre o Norte do Rio Grande do Sul e Sul do Paraná, de terça-feira (28/7) até sexta-feira (31/7). Esse cenário permitirá boas condições das lavouras de inverno, principalmente o trigo” afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Operação combate até 85% da nuvem de gafanhotos na Argentina

Drone acelera pulverização de microbiológicos e reduz uso de água para hortaliças em SP

 

O Norte e Noroeste do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) manterão tempo seco e sem previsão de chuva. “Me preocupa um pouco essa ausência de chuva no Paraná, por conta do trigo nessas regiões. Por enquanto, as condições para o trigo estão muito boas, porém sem tendência de chuva para os próximos 15 dias, os níveis de umidade do solo poderão diminuir ainda mais e provocar algumas perdas pontuais", alerta.

Uma nova massa de ar polar que também está avançando sobre o RS deve causar a queda das temperaturas entre terça-feira (28/7) e quarta-feira (29/7). Segundo o boletim da Rural Clima, pode haver formações de geadas leves e extremamente pontuais no RS, mas não suficiente para trazer problemas às lavouras. Esse frio mais intenso não atinge as áreas produtoras de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. "Lavouras de café, cana-de-açúcar e até milho estão totalmente protegidas em relação a esse frio", conclui Marco Antonio.
Source: Rural

Leave a Reply