Skip to main content

(Foto: Robinson Cipriano)

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) firmaram nesta terça-feira (21/7) acordos de cooperação para atrair investimentos, com definição de um plano de trabalho para direcionar as primeiras atividades do trabalho conjunto.

A parceria foi assinada por Sergio Segovia, presidente Apex-Brasil, e Celso Moretti, presidente Embrapa, em cerimônia na sede da agência, em Brasília. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou da solenidade.

O acordo visa contribuir com o fortalecimento da agropecuária brasileira e aumentar a competitividade do setor. O foco está voltado para a promoção internacional da agropecuária nacional e captação de investimentos estrangeiros.

saiba mais

Bayer perde recurso em caso envolvendo glifosato nos EUA

Nova plataforma permite que produtor denuncie venda casada no crédito agrícola

 

“Vamos unir nossas especialidades para promover o que o país tem de melhor, compreendendo o agronegócio como a grande força motriz do Brasil. Esse acordo abrirá novas frentes de trabalho para a Apex-Brasil em iniciativas associadas à inovação via startups e à atração de investimentos direcionados para pesquisa e desenvolvimento do setor agropecuário”, afirmou o presidente da agência, Sergio Segovia.

“Essa parceria permitirá que a Embrapa, junto com a Apex-Brasil, acesse mercados e investidores, possibilitando a captação de recursos e a vinda de investimentos maiores e mais robustos ao Brasil. Vejo que existem enormes oportunidades para trabalharmos em conjunto”, disse Celso Moretti, presidente da Embrapa.

A ministra Tereza Cristina disse esperar grandes resultados da cooperação. “Trará mais agilidade para a Embrapa, que contará com a expertise da Apex-Brasil na promoção comercial e no trabalho de promoção da imagem do Brasil lá fora. As duas instituições já trabalhavam juntas, mas esta formalização por meio deste ato é muito importante.

(Foto: Robinson Cipriano)

 

Moretti destacou alguns dos instrumentos que o acordo facilitará, dentre eles a promoção de ações junto à startups que usam tecnologia da Embrapa, atração de investimentos para P&D, com apoio dos 43 centros de Pesquisa da Embrapa no país, compartilhamento de estruturas das duas instituições no exterior e, ainda cooperação e inteligência estratégica em prol do desenvolvimento produtivo do agronegócio.

O acordo de cooperação técnica tem o objetivo de explorar os desafios para a inovação, que constituem as principais demandas por tecnologia e as oportunidades mais importantes de empreendimento no agronegócio nacional.

A ideia é que a identificação desses desafios pelo corpo de pesquisadores da Embrapa facilite as ações lideradas pela Apex-Brasil junto a investidores estratégicos dos principais mercados do mundo, que serão direcionados aos projetos mais atrativos do setor.
Source: Rural

Leave a Reply