Skip to main content

Apenas a alface apresentou alta nos valores praticados no atacado do último mês dentre as verduras e legumes com maior representatividade na comercialização (Foto: Micolo J/CCommons)

 

O preço da maioria das hortaliças analisadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) caiu em junho nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. Entre elas, destaque para a batata, a cenoura, a cebola e o tomate.

O resultado foi divulgado no 7º Boletim Prohort, publicado nesta terça-feira (21/7). De acordo com o levantamento, apenas a alface apresentou alta nos valores praticados no atacado no último mês, dentre as verduras e legumes com maior representatividade na comercialização.

saiba mais

Pandemia faz Brasil mais que dobrar suas exportações de frutas com vitamina C

 

A queda no preço do tomate já era prevista para junho, em razão da sua oferta pulverizada e crescente, situação típica para a cultura nesse período. Além disso, as medidas de combate ao coronavírus contribuíram com a redução na demanda. As diminuições nos valores comercializados variaram entre 21,88% em São Paulo e 55,80% em Vitória (ES).

A batata registrou queda nas cotações pela primeira vez em 2020. A redução ficou entre 8,43%, em Recife (PE), e 18,18%, no Rio de Janeiro. Para a cenoura, a alta produtividade devido às boas condições climáticas, principalmente na região de São Gotardo (MG), impactou os preços.

As diminuições ficaram todas acima de 20%, chegando a 32,44% em São Paulo (SP). A cebola registrou quedas entre 4,36%, em Vitória (ES), e 13,54%, em Fortaleza (CE).

saiba mais

Dietas mais saudáveis salvariam milhões de vidas e reduziriam impactos ambientais, avalia pesquisa

 

 

Frutas

Entre as frutas, de acordo com o estudo da Conab, somente a laranja teve queda de preço e aumento da oferta, mas em intensidade e volume menor em relação ao ano passado. Por outro lado, a demanda foi reduzida por causa do clima mais frio e da pandemia.

Já maçã, banana, melancia e mamão apresentaram alta nos preços. Enquanto a maçã teve uma oferta controlada com relação ao consumo, sendo a elevação de preços explicada pela melhor qualidade do produto, as demais frutas registraram menor volume no mercado.

saiba mais

Venda de alimentos orgânicos no Brasil cresce no primeiro semestre apesar da pandemia

 

No caso da melancia, a menor produtividade nas regiões goianas que abastecem o mercado nessa época do ano acarretou em uma disponibilidade menor. Já a banana registrou diminuição na colheita da variedade nanica.

Para o mamão, nem a menor demanda nos entrepostos conseguiu amenizar o impacto da queda na oferta, com destaque para o papaya. A alta do produto na capital do Espírito Santo chegou a 47,45%. Para ver mais detalhes, clique aqui e acesse ao boletim completo da Conab.
Source: Rural

Leave a Reply