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(Foto: Globo Rural)

 

 

Estima-se que até 2050 a população mundial ultrapasse a incrível marca de mais de 9 bilhões de pessoas e a expectativa é que a demanda global por alimentos de proteína animal aumente para 445 milhões de toneladas por ano até lá ou em mais 70% se comparado com os dias atuais.

Paralelamente, a procura por uma alimentação mais saudável, balanceada e rica em nutrientes cresce exponencialmente, impulsionada não apenas pelo aumento populacional, mas pelas mudanças de hábitos e de conscientização dos consumidores em relação à saúde. Como resultado, a disponibilidade por proteínas de origem animal como carne, leite, peixe e ovos, que são altamente nutritivas e ocupam uma posição central em uma dieta saudável, terá um papel fundamental na mesa de milhões de pessoas em todo o mundo.

Entretanto, devemos reforçar que a saudabilidade provida de fontes proteicas depende também da nutrição e do bem-estar dos seus provedores. Realizar uma mudança para sistemas de alimentação mais sustentáveis e saudáveis é complexo e, para a indústria, esse movimento exige inovação e disposição na adoção de novas tecnologias, garantindo a melhoria dos índices zootécnicos das espécies para que mantenham um alto desempenho em relação à produtividade e qualidade dos alimentos.

Além disso, o fator sustentável é extremamente importante neste processo. Ao mesmo tempo que exigimos por alimentos mais saudáveis e nutritivos, a sustentabilidade é um impulsionador real para atender às necessidades tanto do consumidor e do mercado quanto do planeta, onde se torna cada vez mais necessário produções agrícolas com menor impacto ambiental.

Inquietudes sobre o uso contínuo de antibióticos promotores de crescimento (APC) na pecuária, por exemplo, são comuns para o consumidor final de proteína animal. Por isso, a DSM desenvolveu o Programa Nutricional ExceleggTM a fim de minimizar a utilização dessas moléculas na produção de ovos, tornando-os mais vendáveis com menos desperdício, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência zootécnica das aves de postura, possibilitando a manutenção da saúde das espécies.

Disponibilizado em duas plataformas, Performance e Health, o primeiro pacote tecnológico reúne soluções com foco na qualidade e na potencialização da produção de ovos, garantindo o desenvolvimento econômico do setor; a segunda, respectivamente, oferece os mesmos benefícios da primeira linha somando-se tecnologias que possibilitam a utilização racional do uso de antibióticos pelas aves, reforçando o bem-estar animal.

O ExceleggTM agrega valor ao negócio dos avicultores, utilizando ferramentas tecnológicas de alto desempenho com a finalidade de gerar um melhor rendimento na produção, mais praticidade no uso e evitando o desperdício do produto final, contribuindo com a urgência de produções mais sustentáveis.

A sustentabilidade para a Royal DSM é um elemento decisivo na estratégia de negócio, sendo um agente motivador na criação de soluções tecnológicas eficientes, seguras e saudáveis, permeando por toda cadeia produtiva de valor. À medida que oferecemos produtos com alta performance, levando em consideração o bem-estar animal, a qualidade do produto e a segurança dos processos, ao mesmo tempo, reduzimos o impacto das nossas operações sobre o meio ambiente.

O negócio de Nutrição e Saúde da Animal da DSM, se concentra em seis plataformas: combate à resistência antimicrobiana, redução da dependência de recursos marítimos, redução das emissões de metano na pecuária, uso eficiente de recursos naturais, melhora da qualidade da carne, leite, peixe e ovos com menos desperdício de alimentos, além da melhoria do desempenho dos animais ao longo da vida.

À medida em que o mercado da avicultura passa por desafios de saudabilidade e sustentabilidade notórios devido à alta demanda por produtos com maior qualidade e segurança alimentar, é cada vez mais urgente a necessidade da criação de novas ideias, tecnologias e novos modelos de negócio para criarmos, juntos, uma indústria mais sustentável para toda a sociedade.

* Regiane Peres, médica-veterinária, é diretora de marketing LatAm para o negócio de Nutrição e Saúde Animal da DSM América Latina.
Source: Rural

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