Skip to main content

As normas entram em vigor no dia 3 de agosto (Foto: Divulg/Mapa)

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quarta-feira (15/7), no Diário Oficial da União, uma instrução normativa com diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa.

As normas, que entram em vigor dia 3 de agosto, são uma atualização aos novos conceitos internacionais e, segundo o ministério, visam avançar o status sanitário do país para livre de febre aftosa sem vacinação de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

saiba mais

Medicamentos veterinários podem faltar e ficar mais caros, indica pesquisa

Debate sobre sustentabilidade no campo deve crescer após Covid-19, diz Tereza Cristina

 

Entre as principais mudanças, estão a permissão do ingresso de animais vacinados destinados para abate e exportação em zonas livres sem vacinação e a permissão do retorno de animal originário de zona livre sem vacinação, para participação em feiras ou centrais de inseminação localizadas em zona livre com vacinação.

As normas trazem a adequação do trânsito de produtos de origem animal entre as zonas livres, ficando vedada apenas o trânsito de cabeça, língua, faringe e linfonodos associados de zonas livres com vacinação para zonas livres sem vacinação. 

Além disso, a instrução prevê a obrigatoriedade da atualização cadastral do rebanho pecuário pelo produtor, ao menos uma vez por ano, e a obrigatoriedade de cadastro dos transportadores de animais junto ao Serviço Veterinário Oficial.
Source: Rural

Leave a Reply