(Ilustração: Indio San)
*Publicado originalmente na edição 415 de Globo Rural (maio/2020)
O isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 causou uma revolução digital que supera qualquer previsão sobre o avanço do uso da tecnologia da informação no meio rural. Presidente da Organização da Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas resume bem o novo cenário: "o muro que separava os ambientes virtual do real caiu.”
Freitas é um entre mais de 80 entrevistados pela equipe de Globo Rural (veja a lista e as opiniões abaixo) para saber quais os impactos da crise do coronavírus nos negócios, como as empresas se reinventarão e quais são os legados destes dias difíceis para milhares de famílias brasileiras que perderam seus entes queridos.
saiba mais
Cenário pós-pandemia na visão de 80 líderes do agro é destaque na edição de junho
Alguns setores amargam prejuízos, como hortifrútis e flores, que viram o mercado evaporar a partir das restrições aos food services (bares, hotéis e restaurantes) e da suspensão de eventos como casamentos, formaturas e velórios
Mas, no geral, o agro continua a todo vapor. Nas primeiras semanas da pandemia, a logística se viu ameaçada com o fechamento nas estradas de restaurantes e serviços que atendem os caminhoneiros e com a correria das pessoas aos supermercados para estocar alimentos com medo de desabastecimento.
A situação começou a se normalizar quando, no final de março, o governo estabeleceu que o setor agroalimentar era essencial. O fluxo das mercadorias permitiu não só abastecer as gôndolas dos supermercados, como possibilitar o escoamento de uma safra recorde de soja nos quatro primeiros meses deste ano.
saiba mais
Podcast debate impactos do coronavírus no agronegócio
As tradings e as empresas agrícolas comemoram o bom desempenho, resultado da conjunção entre o maior volume exportado e o dólar em alta. O lucro da SLC Agrícola no primeiro trimestre aumentou 40,4%.
O setor de proteína animal também enfrenta bem a crise, com exportações recordes de carnes bovina e de suínos, apesar de alguns casos de contaminação pela Covid-19 na linha de produção. Não assusta como nos Estados Unidos, onde suinocultores terão de sacrificar milhões de animais por causa do fechamento de frigoríficos.
O mercado chinês é crucial para as exportações do agronegócio. Paulo Souza, presidente da Cargill no Brasil, lembra que “não é muito inteligente ter pessoas que representam o governo brasileiro falando mal ou mesmo insultando nosso maior cliente, a China”.
saiba mais
Globo Rural lança especial digital sobre o coronavírus no agronegócio
Entre as commodities, o algodão sofre com a desaceleração da indústria têxtil, na esteira da queda do consumo na ponta final, e o etanol foi pressionado pelo menor consumo doméstico e pela queda do preço do petróleo, que derrubou a cotação da gasolina.
A indústria de máquinas agrícolas, que enfrentou paralisação em março, devido à falta de peças, ficou sem a sua principal vitrine e o ponto alto das vendas, a Agrishow, que seria realizada no começo de maio, em Ribeirão Preto.
O setor vem se reinventando: reuniões, treinamento, assistência técnica, webinars – e até feiras se tornaram virtuais. Sem dedo de prosa no cafezinho e sem aperto de mão para selar o negócio. É o novo agro no horizonte.
A seguir, algumas das principais personalidades do setor dão sua visão sobre os impactos da pandemia e como será o amanhã.
Tereza Cristina, Ministra da Agricultura
Teca Vendramini, Presidente da SRB
Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart
João Sampaio, Diretor de relações internacionais da Minerva Foods
Renato Yoshino, Diretor dos negócios de agro, infraestrutura e indústria na Braskem
Fabiana Alves, Diretora do Rabobank Brasil
Celso Moretti, Presidente da Embrapa
Nivaldo Dzyekanski, Presidente da Associação Brasileira de Angus
Paulo Souza, Presidente da Cargill do Brasil
Luciano Quartiero, CEO da Camil Alimentos
Pedro Lima, Presidente da 3corações
Neivor Canton, Vice-presidente da Aurora Alimentos
Ariel Maffi, Vice-presidente de ruminantes Brasil da DSM
Gustavo Bastos, Vice-presidente jurídico e public affairs da Nestlé
Rafael Giovani, Diretor comercial da Necton
Sérgio Mendes, Diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec)
Eduardo Novaes, Diretor de marketing da BASF
Miguel Gularte, Diretor-presidente da Marfrig
Marcelo Lüders, Presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais
Cleiton Vargas, Vice-presidente de vendas e marketing da Yara Brasil
José Américo Basso Amaral, Presidente da Sementes Jotabasso
Nelson Ziehlsdorff, Presidente da Semex
Judiney Carvalho de Souza, Presidente executivo da Amaggi
Juliana Feldmann Vieira, Diretora institucional do Grupo Fertipar
Geraldo Carvalho Borges, Presidente da Abraleite
José Humberto Teodoro Jr., Presidente da Terra Santa Agro
João Roberto Teixeira, Presidente da Copersucar
Gustavo Vasques, Presidente da Compass Minerals América do Sul
Mário Carvalho, CEO da SeedCorp HO
Júlio Cézar Busato, Vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa)
Marco Aurélio Almada, Presidente do Bancoob
Cesar Borges, Vice-presidente da Caramuru Alimentos
Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé
Daniel Latorraca, Superintendente do Imea
Raúl Padilla, Presidente de operações globais da Bunge
Sergio Przepiorka, Proprietário do Boitel Chaparral
Marcelo Costa Martins, Diretor da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos)
Márcio Lopes de Freitas, Presidente do Sistema OCB
Luís Xavier Rojas, Diretor-presidente da Zoetis Brasil
Dilvo Grolli, Presidente da Coopavel
Jorge Espanha, Presidente da Vetoquinol Saúde Animal
André Guillaumon, Presidente da BrasilAgro
Francisco Medeiros, Presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR)
Mauricio Graziani, Presidente da Phibro Saúde Animal
Piero Abbondi, CEO da Kepler Weber
Luis Felli, Presidente da AGCO para América do Sul
Rafael Coelho, CEO da Agronow
Igor Figueiredo, Gerente-geral comercial grãos e açúcar da VLI
Leandro Pinto, Presidente do Grupo Mantiqueira
Giankleber Diniz, Ceva Saúde Animal
Nelson Bechara, CEO do Genesis Group
Fabio Cefaly, Diretor de novos negócios e relações com investidores da M. Dias Branco
Rodrigo Iafelice, CEO Solinftec
Gerhard Bohne, Presidente da Divisão Agrícola da Bayer no Brasil
Marcello Brito, Presidente da Abag
Bartolomeu Braz, Presidente da Aprosoja Brasil
Stefan Mihailov, Presidente da Trouw Nutrition
Paulo Herrmann, Presidente da John Deere Brasil
Aurélio Pavinato, Presidente da SLC
Nabih Amin El Aouar, Presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil
Roberto Hun, Presidente da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai
Rafael Miotto, Vice-presidente da New Holland Agriculture para América Do Sul
Francisco Turra, Presidente da ABPA
Pedro de Camargo Neto, Ex-secretário de produção no Ministério da Agricultura
André Pêssoa, Sócio-diretor da Agroconsult
Fernando Gonçalves, Presidente da Jacto
Jacyr Costa Filho, Diretor da Região Brasil do Grupo Tereos
Romeu Stanguerlin, CEO Adama Brasil
Lorival Luz, CEO Global da BRF
Pedro Paulo Diniz, Sócio-fundador da Fazenda da Toca Orgânicos e da Rizoma Agro
Jorge Buzzetto, diretor de operações supply da Syngenta no Brasil
Fábio Meneghin, Sócio-analista da Agroconsult
Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups
Christian Lohbauer, presidente do CropLife Brasil
Robson Mafioletti, Superintendente da Ocepar
Cristiano Teixeira, diretor geral da Klabin
Maurício Lopes, pesquisador da Embrapa
Evandro Gussi, Presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica)
Carlos Magno, CEO Brasil da Climatempo/StormGeo Company
Francisco Matturro, Presidente da Agrishow
Roberto Jank Jr., Diretor da Agrindus e diretor executivo da Láctea Brasil
Rivaldo Machado Borges Júnior, Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)
Lourenço Campos, Diretor da Central Leilões
Source: Rural