Skip to main content

 (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

 

 

A geração de energia a partir de fontes renováveis, nos cinco primeiros meses deste ano, poderia atender até 4 milhões de famílias no país durante todo 2020, segundo estimativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Foram gerados 7.757 gigawatts (GWh) entre janeiro e maio, volume 9% maior do que o mesmo período do ano passado.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) compilados pela UNICA mostram que o bagaço de cana lidera a capacidade instalada entre as fontes de biomassas e representa 76% deste tipo de energia, com 11.709 megawatts (MW). Depois, aparecem o licor negro, subproduto do processo de tratamento químico da indústria de papel e celulose, com 2.539 MW; os resíduos florestais (520 MW); o biogás (192MW); e a biomassa (128), entre outros.

“A capacidade de geração do setor sucroenergético é estratégica para a matriz elétrica brasileira, pois a produção de bioeletricidade se concentra no período de seca no Centro-Sul, o que ajuda a poupar a água presente nos reservatórios", afirma Zilmar de Souza, gerente de bioeletricidade da Unica.

Do volume total produzido da chamada “energia verde” nos quatro primeiros meses do ano, 82% foi proveniente de cinco estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

A unidade da federação que mais gerou bioeletricidade para a rede no primeiro quadrimestre foi São Paulo – onde está concentrada a maior parte da produção de cana-de-açúcar do país -, responsável por 34% do total da geração de energia entre janeiro a abril de 2020.

“Somente a geração de bioeletricidade para a rede de São Paulo (1.591 GWh) seria equivalente a atender ao consumo anual de energia elétrica de 823 mil unidades residenciais”, ressalta a Unica em seu relatório.

Biomassa

Atualmente, o Brasil conta com 174.564 megawatts (MW) em capacidade instalada para a produção de energia. Desse total, a biomassa representa 9%, com 15.320 MW instalados, ocupando a 4ª posição na matriz, atrás das fontes hídrica, eólica e gás natural.

Do setor sucroenergético, foram gerados 3.030 gigawatts (GWh) entre janeiro a abril deste ano, segundo a Unica, volume 13% maior do que o mesmo período do ano passado.

A estimativa é que os 3.030 GWh tenham evitado a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de CO2. Ainda de acordo com a entidade, a produção nos quatro primeiros meses é equivalente a economia de 2% da energia armazenada sob a forma de água nos reservatórios das hidrelétricas do submercado no Sudeste e Centro-Oeste.

 
Source: Rural

Leave a Reply