Skip to main content

 

Boa noite! Veja os destaques desta sexta-feira (12/6) no site da Globo Rural. 

JBS interditada

A Justiça do Trabalho suspendeu operações da JBS em Trindade do Sul (RS) por duas semanas após acatar um pedido liminar do MPT para a testagem de Covid-19 de todos os funcionários da unidade. Essa já é a quinta planta da JBS a ser interditada pela Justiça. 

Na decisão, a juíza do trabalho substituta, Gilmara Pavão Segala, ressalta que “no atual contexto social, o direito à saúde – individual e coletiva – se sobrepõe a qualquer interesse econômico”. 

Colheita atrasada

 

 

(Foto: Divulgação)

 

A colheita do milho em Mato Grosso entrou na quarta semana de máquinas no campo, que até agora avançaram sobre 431 mil hectares, que correspondem a 8,3% dos 5,19 milhões de hectares cultivados nesta safra. Nesta semana foram colhidos 205 mil hectares, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

Seguro da seca

O Ministério da Agricultura publicou uma portaria nesta sexta que garante o pagamento de R$ 70 milhões para 82.677 agricultores, relativos ao benefício do programa Garantia-Safra da temporada 2018/2019. O pagamento tem como objetivo garantir a segurança alimentar de pequenos produtores caso percam suas safras por causa de problemas climáticos. 

Recorde dos ovos

 

 

(Foto: Getty images)

 

A produção de ovos de galinha entre janeiro e março deste ano foi de 965,1 milhões de dúzias em todo o país, resultado 3,9% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 928,9 mil dúzias, o que representa um recorde na série histórica para um primeiro trimestre, segundo acompanhamento realizado pelo IBGE. 

Frango em alta…

A redução no poder de compra da população, devido aos impactos da pandemia do coronavírus, tem favorecido as vendas de carne de frango, opção considerada mais barata em relação às carnes bovina e de porco, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

O pagamento dos salários, da parcela do auxílio emergencial e a retomada parcial de algumas atividades econômicas contribuíram para impulsionar as vendas de carne de aves neste início de junho.

… e suínos também

 

 

 (Foto: National Pork)

 

Assim como as vendas da carne de frango, o mercado de suínos também deu uma aquecida no início de junho, impulsionado também pelo pagamento dos salários e do auxílio emergencial, além da gradativa retomada de parte das atividades econômicas em algumas regiões do país, de acordo com o Cepea. Assim, frigoríficos elevaram um pouco a demanda por novos lotes de animais, resultando em aumento nos preços de todos os produtos suinícolas no período.

Menor retração de demanda por cargas

O início de junho teve a menor retração na demanda de cargas no país na comparação com o período anterior à pandemia do coronavírus: o indicador recuou 38,27% entre 31 de maio e 7 de junho, de acordo com pesquisa do Departamento de Custos Operacionais (Decope) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). 

Podcast sobre portos

 

 

(Foto: Estúdio de Criação)

 

O segundo episódio do podcast Caminhos da Safra já está no ar nas principais plataformas de streaming e, desta vez, a Globo Rural propõe uma análise sobre a situação dos portos brasileiros, os desafios que já foram e estão sendo superados e o que deve acontecer nos próximos anos.

Especialistas e administradores dos maiores portos do Brasil contam como estão lidando com a pandemia do coronavírus e a segurança dos trabalhadores para garantir a continuidade das exportações nacionais. Ouça já!
Source: Rural

Leave a Reply