Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (3/6) no site da Globo Rural.

Exportações de carne

As exportações brasileiras de carne bovina vão de vento em popa. Nesse caso específico, apesar da pandemia do coronavírus. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em maio o Brasil embarcou 155,13 mil toneladas de carne bovina in natura, recorde para o mês. A média diária ficou em 7,76 mil toneladas, frente às 5,65 mil toneladas em igual período de 2019, incremento de 37,2%. A receita do mês foi a US$ 682,64 milhões, 41,5% maior que a de maio de 2019.

Colheita de café

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, considerada a maior do setor no mundo, informa que o trabalho de colheita dos cooperados atingia 8,90% até sexta-feira da semana passada (29/5), em comparação com 6,06% na semana anterior, até o dia 22 de maio.

Cafés especiais

Levantamento da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) divulgado no final de abril apontava uma queda média de 76,25% nas vendas do segmento, composto em grande parte por micro e pequenas empresas. Muitas, segundo a entidade, concederam férias ou aderiram às medidas de reduções de salário e de jornada anunciadas pelo governo.

(Foto: Divulgação)

 

Fundo Socioambiental

A organização Conexus, voltada para atender negócios comunitários rurais e florestais, anunciou a abertura de uma linha de crédito em seu Fundo Socioambiental para associações, cooperativas e centrais cooperativas ligadas à agricultura familiar, além de extrativismo sustentável e pesca artesanal. A intenção é ajudar na redução dos efeitos trazidos pela pandemia de coronavírus sobre os negócios desses segmentos.

Indígenas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que 12 aldeias indígenas e três centros da Fundação Nacional do Índio (Funai), em São Paulo e no Rio de Janeiro, começam a receber cestas de alimentos resultantes do acordo de cooperação entre a estatal e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Estados Unidos

A confiança de produtores rurais nos Estados Unidos melhorou levemente em maio, após ter caído acentuadamente em março e abril. O indicador conhecido como Barômetro da Economia Agrícola, da Universidade Purdue/CME Group, registrou no mês passado 103 pontos, um aumento de 7 pontos em relação a abril. Apesar da melhora, o índice ficou quase 40% abaixo da máxima de 168 pontos alcançada em fevereiro.
Source: Rural

Leave a Reply