Skip to main content

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região manteve a interdição ao frigorífico de bovinos da JBS em São Miguel do Guaporé, interior de Rondônia. A unidade teve as atividades suspensas na terça-feira (26/5) pelo elevado número de funcionários contaminados com coronavírus.

Em audiência de conciliação que durou quase cinco horas na manhã desta quinta-feira (28/5), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE-RO) não chegaram a um acordo com a JBS para o restabelecimento imediato da produção.

saiba mais

Justiça suspende atividades em frigorífico da JBS em Rondônia

 

A grande divergência é em relação à testagem dos funcionários e à distância na linha de produção, principalmente nas divisões de abate e desossa. Os procuradores cobram da empresa um distanciamento de 2 metros entre os trabalhadores e a realização de testes PCR, considerados mais confiáveis para Covid-19. Também solicitam reforço em protocolos sanitários e afastamento imediato de quem apresentar sintomas da doença.

Por outro lado, os advogados da JBS propõem a aplicação de testes rápidos e uma distância de 1 metro entre os funcionários na linha de produção. Segundo a empresa, uma distância maior pode afetar algumas atividades e até inviabilizar parte da produção.

Suspensão

O juiz do Trabalho Wadler Ferreira determinou, na terça-feira (26/5), a paralisação das atividades por conta do alto número de trabalhadores com coronavírus na unidade de produção em São Miguel do Guaporé.

Dos 46 casos confirmados de Covid-19 no município, 29 são de funcionários da unidade da JBS. Segundo os procuradores, isso demonstra a ausência de protocolos sanitários na companhia. No despacho, o juiz determinou a testagem dos mil colaboradores via PCR e lembrou a doação de R$ 400 milhões feita pela empresa para auxiliar no combate da pandemia.

“Portanto, gastar R$ 300.000,00 (Trezentos Mil Reais) para fazer testes nos seus funcionários não ocasionará nenhum impacto financeiro, até porque este valor pode ser tirado justamente daquele que será doado”, disse. Sem acordo com os procuradores, a empresa tem 15 dias a partir da data da liminar para apresentar recurso.

Contraponto

Em nota, a JBS afirmou que não comenta processos judiciais em andamento e tem adotado um rígido protocolo de prevenção para evitar a propagação do coronavírus na sua unidade em São Miguel do Guaporé.

Também ressaltou medidas que têm sido adotadas por orientações de médicos especialistas. Entre as ações citadas, estão afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco, ampliação da frota de transporte, desinfecção diária das unidades, medição de temperatura antes do acesso às fábricas e  vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.
Source: Rural

Leave a Reply