Skip to main content

A chuva beneficiará as lavouras de milho safrinha, café e cana-de-açúcar que vem sofrendo com a ausência de chuva (Foto: Anthony Easton/CCommons)

 

A presença de uma frente fria sobre a região Sudeste deve manter o tempo instável com altas possibilidades de chuva sobre grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, entre esta quinta-feira (14/5) e sábado (16/5). Essa chuva deve ter volumes variados entre uma região e outra, mas tende a beneficiar as lavouras de milho safrinha, café e cana-de-açúcar que vem sofrendo com a ausência de chuva.

“Em São Paulo, Minas Gerais e leste de Goiás, a tendência é que as perdas no milho safrinha até então contabilizadas pela ausência de chuva, sejam estancadas ou até mesmo haja uma redução nas perdas, uma vez que muitas lavouras estão em fase de pendoamento”, informa Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Produção mundial de soja e milho deve crescer em 2020/2021, diz USDA

Agroconsult reduz em 5,8% previsão para a produção brasileira de milho safrinha

 

Santos ainda faz uma previsão da quebra do milho safrinha, caso não chova. “Se chover bem, a quebra em São Paulo e Minas Gerais não passará de 10%, mas se não chover até terça-feira (19/5), as quebras poderão passar dos 20%”.

Essa chuva até pode trazer paralisações pontuais na colheita de café e da cana-de-açúcar, porém não suficiente para causar algum prejuízo aos setores. Apesar da presença da massa de ar polar durante os próximos dias, não há risco de geadas em áreas produtoras de milho, café e cana-de-açúcar.
Source: Rural

Leave a Reply