Skip to main content

Diariamente, ação tem entregue 2 mil refeições a motoristas. (Foto: Divulgação/FAB)

 

Caminhoneiros que estão chegando e saindo da zona portuária de Santos, na Baixada Santista, em São Paulo, nesta semana, estão recebendo refeições preparadas por militares da Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo montou uma estrutura de campanha em dois locais na região para receber, preparar a comida, armazenar e distribuir aos caminhoneiros. A ação faz parte da Operação Covid19 e vai até o final de junho.

De acordo com o Tenente Coronel Francisco José Formaggio, as duas estruturas de campanha foram montadas na Base Aérea de Santos e na balança da SP-055, Rodovia Cônego Domênico Rangoni, principal rodovia que dá acesso aos portos de Santos e Guarujá. Todos os dias, segundo o tenente, o grupo prepara cerca de 2 mil refeições, que são distribuídas em embalagens térmicas. “Aqui temos toda a estrutura para preparar a alimentação e em seguida, distribuir aos caminhoneiros. O Porto de Santos é o maior da América Latina e a movimentação diária aqui é muito intensa, mas eles não estão encontrando opções para comprar a sua alimentação nas estradas”, explicou o militar.

A estrutura utilizada pertence ao acervo do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), cuja missão é suportar logisticamente operações e exercícios desdobrados do comando da aeronáutica. Cerca de 50 militares foram deslocados para a região na última segunda-feira (04/5) para trabalhar na ação, que só vai terminar no dia 30 de junho.

“É uma estrutura de guerra que pode auxiliar os trabalhadores neste momento tão crítico que o mundo está vivendo”, disse o Tenente Formaggio. “Estes militares foram deslocados da base do Rio de Janeiro para a região portuária da Baixada Santista e ainda há outros agrupamentos deslocados para outras regiões do país, em outras missões, como principalmente levar equipamentos de proteção e equipamentos médicos”.

Para organizar a distribuição das marmitas, no almoço e no jantar, a FAB escolheu dois pontos estratégicos: na pista leste de acesso ao Porto de Santos (Km 264) e no sentido contrário, na pista oeste, Km 262, em Cubatão. A ação é realizada diariamente, das 12 às 13 horas e das 18 às 19 horas.
Source: Rural

Leave a Reply