Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Cresceu com extrema velocidade o Circuito Nelore de Qualidade. Já em sua 21ª edição, o Circuito, neste ano, será realizado em 40 etapas – foram 26 em 2019 e 11 em 2018. A primeira delas está marcada para os dias 19 e 20 de maio, em Campo Grande (MS).

O Circuito é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem apoio do Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. O foco é avaliar a carcaça e a qualidade da carne da raça nelore, que chegou ao Brasil há mais de 100 anos vindo da Índia.

saiba mais

Apesar do coronavírus, preço médio da arroba do boi sobe quase 20% em abril

 

Seus organizadores premiam os pecuaristas melhores colocados. Há bonificações, mas a satisfação dos vencedores vem também com a divulgação e o reconhecimento do seu trabalho, seja de genética ou manejo.

Ao menos 25 mil animais serão avaliados neste ano contra 20 mil em 2019. Os abates, em média de 600 a 800 cabeças por etapa, serão em 37 unidades do Friboi e em 3 unidades do frigorífico Frisa. André Locateli, gerente executivo da ACNB, explica que um dos motivos da expansão do Circuito foi a entrada de selecionadores de genética e de confinadores.

A importância do Circuito estimulou a participação não só de produtores, mas trouxe outros também, e a tendência é aumentar o interesse. Neste ano, esperamos um total de 250 pecuaristas, contra 200 em 2019. Em 2018, eram 60 participantes

André Locateli, gerente executivo da ACNB

 

Sem problemas com a pandemia

“É gratificante o crescimento do Circuito Nelore de Qualidade, especialmente nos últimos dois anos. Saltamos de 8 mil para 25 mil animais avaliados. Essa evolução representa o reconhecimento do árduo e consistente trabalho de melhoramento da genética nelore, além da nossa convicção em estimular os pecuaristas a produzir animais de melhor qualidade com maior padronização de carcaças”, diz Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

(Foto: Divulgação)

 

Dono de um boitel, Sérgio Przepiorka, que conquistou a Medalha de Prata no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos no Circuito do ano passado, concorda. “Participar do Circuito é uma maneira de valorizar o nelore, desenvolver a raça e ainda melhorar nosso sistema de trabalho. Participamos pela primeira vez em 2019 e foi muito gratificante ver o esforço reconhecido. Para este ano, o desafio é maior", afirma.

Segundo os organizadores do Circuito Nelore de Qualidade, a pandemia de coronavírus não deverá prejudicar a realização. “Está tudo esquematizado e confirmado. A expectativa é de que as coisas melhorem e que possamos concluir com êxito o trabalho”, conclui Locateli.
Source: Rural

Leave a Reply