Skip to main content

 

 

Boa noite! Confira as principais notícias do agro nesta sexta-feira (1/5).

Covid-19 nos frigoríficos

(Foto: Divulgação)

 

Com 11 frigoríficos com casos de Covid-19, o Rio Grande do Sul tem a pior situação entre trabalhadores do setor no país, segundo a procuradora Priscila Dib Schvarcz, integrante do Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos do Ministério Público do Trabalho. Ela relata que o órgão tem recebido denúncias de prefeituras relacionadas à sonegação de informações para o poder público.

Incerteza nos EUA

 

(Foto: Getty Images)

 

No ano em que os produtores rurais americanos esperavam virar a página das perdas amargadas em safras passadas, um cenário ainda mais nebuloso pairou sobre o agronegócio nos Estados Unidos. A disseminação da Covid-19 pelo país, que tornou-se o epicentro da pandemia, fechou temporariamente plantas frigoríficas, desorganizou o abastecimento de alimentos e fez o consumo de etanol despencar.

Preço do feijão

 

(Foto: Thinkstock)

 

Os preços do feijão para o consumidor devem se manter em níveis relativamente altos entre maio e junho, com tendência de acomodação no segundo semestre, a depender das condições das lavouras, informou o o presidente do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Lüders.

"Cenário ruim" para o leite

 

(Foto: iStockphoto)

 

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) disse que o preço do leite pago ao produtor em abril teve alta de 0,97% em relação a março, chegando a R$ 1,4515 por litro. Mas os pesquisadores alertam que a queda nas negociações em abril indicam um "cenário ruim" para o preço do leite que será pago em maio.

Crédito rural

(Foto: Globo Rural)

 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou medidas envolvendo crédito rural para tentar aliviar os impactos do avanço do coronavírus no Brasil. Uma delas é para agricultores prejudicados pela pandemia ou pela seca. O CMN permitiu que o novo crédito de custeio seja destinado à compra antecipada de insumos e possa ser contratado com outras fontes de recursos não controlados.

Flores para o Dia das Mães

 

(Foto: Divulgação )

 

O Ministério da Agricultura recomendou, na noite de quinta-feira (30/4), em ofício enviado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a reabertura das floriculturas e garden centers pelas próximas duas semanas diante da maior procura pelo Dia das Mães, desde que adotadas recomendações para a segurança de trabalhadores e clientes.

Sistema Campo Limpo

(Foto: InpEV/Divulgação)

 

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) retomou as atividades do Sistema Campo Limpo, iniciativa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, após uma parada de 50% nas operações entre os dias 24 de março e 27 de abril.

5 temperos para plantar em casa

(Foto: Thinkstock)

 

Diante da redução nas idas ao mercado e às feiras, Globo Rural preparou uma lista com 5 temperos de fácil cultivo que são ideais para plantar em casa. As sugestões vão desde manjericão, ingrediente muito consumido em pizzas, até coentro, usado em saladas e pratos salgados, e que pode ser colhido em até 30 dias.
Source: Rural

Leave a Reply