Skip to main content

(Foto: Wenderson Araujo/Sistema CNA/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura proibiu a manutenção, comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e alguns municípios de Amazonas e Mato Grosso. A instrução normativa foi publicada nesta quinta-feira (30/4) no Diário Oficial da União.

No Amazonas, estão na lista na lista os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte do município de Tapauá. Já no Mato Grosso, a regra vale para Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína.

saiba mais

Prazo de entrega da comprovação da vacina contra febre aftosa é prorrogado

 

Como medida adicional, a Secretaria de Defesa Agropecuária publicou outra instrução normativa com regras complementares para restrição e controle do ingresso de animais vacinados contra a febre aftosa nos Estados e regiões informadas.

Essa nova área junta-se ao Paraná no projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. A decisão tem apoio e participação dos setores público e privado nos Estados envolvidos. 

A expectativa é de que a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) reconheça esses Estados como zonas livres de febre aftosa sem vacinação em maio de 2021.

Para isso, uma das condições exigidas pela OIE é a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses

Geraldo Moraes, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura

 
Source: Rural

Leave a Reply