Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (30/4) no site da Globo Rural.

Uma morte e 124 casos

Os frigoríficos do Rio Grande do Sul registraram 124 casos confirmados de Covid-19, de acordo com boletim epidemiológico elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado. O documento aponta ainda que 16.349 trabalhadores foram expostos à doença dentro de unidades frigoríficas, com uma morte confirmada.

No total, há nove frigoríficos com casos confirmados distribuídos em sete municípios do Estado: Passo Fundo, Marau, Garibaldi, Lajeado, Carlos Barbosa, Encantado e Tapejara. Das nove, duas tiveram suas atividades suspensas: JBS em Passo Fundo e São Domingos, em Tapejara.

Sanidade

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, apontou a sanidade e a qualidade dos alimentos como um ponto decisivo para o futuro do agro após a pandemia de coronavírus e destacou os protocolos rígidos seguidos pela produção brasileira. “Não tenho dúvida de que esse será um dos temas pós-coronavírus muito debatido e de preocupação não só nossa, mas do resto do mundo. E o Brasil, como trabalha com cadeias produtivas no setor de proteínas animais, talvez estejamos no topo dessa cadeia, em volume e na qualidade, na sanidade”, disse a ministra, em entrevista à TV Brasil.

Sinais vitais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, nesta quinta-feira (30/4) que é preciso manter os sinais vitais da economia, com continuidade da produção, durante a pandemia de covid-19. Guedes participou de audiência pública virtual da Comissão Mista do Congresso de Acompanhamento das Medidas Relacionadas à Covid-19. Questionado se o auxílio emergencial pode ser estendido, caso o período de isolamento social seja maior que o previsto, Guedes disse que não adiantaria dar ajuda por mais tempo se a produção não for mantida.

(Foto: Pexels/Creative Commons)

 

Suco de laranja

Em meio à pandemia de coronavírus, o consumo de suco de laranja aumentou em algumas das principais regiões do mundo entre as primeiras semanas de março até os primeiros dias de abril. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (29/4) pelo diretor-executivo da Associação Brasileira dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBr), Ibiapaba Netto, em entrevista transmitida ao vivo pelo perfil da Globo Rural no Instagram.

Sem Expozebu

A diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) confirmou o cancelamento da ExpoZebu 2020. O motivo foi o avanço da pandemia de coronavírus no Brasil. A feira, que ocorreria entre 25 de abril e 3 de maio, já havia sido adiada em março. Em comunicado divulgado em seu site, a diretoria da entidade afirmou que, "apesar de difícil, a decisão madura representa a responsabilidade que sempre pautou as ações da associação nesses 100 anos de sua história".

Estiagem

O milho safrinha em Mato Grosso do Sul começa a sentir os efeitos da estiagem no Estado, situação que pode frustrar a previsão de supersafra do cereal este ano, informou a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em nota, baseada em dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS). Conforme o boletim do Siga, não há previsão de chuva no Estado para esta semana e nem em 15 dias, contados a partir de ontem (28 de abril).

Aftosa

O Ministério da Agricultura proibiu a manutenção, comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e alguns municípios de Amazonas e Mato Grosso. A instrução normativa foi publicada nesta quinta-feira (30/4) no Diário Oficial da União. No Amazonas, estão na lista na lista os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Itamarati, Ipixuna, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte do município de Tapauá. Já no Mato Grosso, a regra vale para Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína.

Amazônia

As queimadas de 2020 na Amazônia podem ter maior proporção do que as registradas no ano passado. Isso é o que aponta o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), que atribui a expansão do fogo à combinação entre florestas derrubadas e a previsão de um inverno mais seco no bioma. De acordo com a entidade, entre janeiro e março deste ano, 33% da derrubada de árvores na região foi em áreas de florestas públicas ainda não destinadas.

(Foto: Sérgio Cobel/Embrapa)

 

Gergelim gourmet

A Embrapa Algodão, com sede em Campina Grande (PB), lançou uma nova cultivar de gergelim para o mercado gourmet, a primeira com proteção concedida no Brasil.
Com película de coloração marrom avermelhada e semente mais escura, a BRS Morena deverá atender grandes produtores da região Centro-Oeste e tem a expectativa de chegar ao mercado ainda neste ano.
Source: Rural

Leave a Reply