(Foto: Getty Images)
Um levantamento online sobre tendências, desafios e oportunidades em agricultura digital realizado pelo Sebrae, em parceria com a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pretende mapear novas tecnologias utilizadas no campo. A intenção é aprofundar o conhecimento e o acesso a essas ferramentas na expectativa de fortalecer pequenos negócios.
Tecnologias como aplicativos de celular, programas de computador, sensores, imagens de satélites, veículos aéreos não tripulados (vants) e drones estão sendo analisadas, uma vez que são usadas no planejamento agrícola, no manejo, na colheita, na comercialização, no transporte de insumos e da produção agropecuária do Brasil.
Os resultados da iniciativa servirão para orientar novas pesquisas e inovações tecnológicas para o setor, além de ajudar na elaboração de estratégias de fortalecimento de pequenos negócios que oferecem soluções digitais para agregar valor e aumentar a competitividade e sustentabilidade.
saiba mais
Embrapa amplia plataforma digital com dados interativos sobre o Matopiba
Iniciativa seleciona startups para criar soluções contra efeitos da pandemia no agronegócio
Os principais meios do monitoramento serão feitos com uso de imagens de satélites, dos vants e drones, além de dados de sensores instalados no solo.
Segundo o coordenador do estudo, Édson Bolfe, essas tecnologias são fundamentais para amparar decisões estratégicas em pesquisas e negócios que pretendem inovar na solução de problemas reais e atender nichos no setor agropecuário.
O diagnóstico ainda auxiliará o aprofundamento no conhecimento do uso das tecnologias nas pequenas propriedades, já que, de acordo com o Sebrae, estas representam entre 80% e 85% do agronegócio e possuem uma grande demanda no uso de ferramentas digitais.
Source: Rural