(Foto: Divulgação)
Os frigoríficos do Rio Grande do Sul registraram 124 casos confirmados de Covid-19, de acordo com boletim epidemiológico elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado. O documento aponta ainda que 16.349 trabalhadores foram expostos à a doença dentro de unidades frigoríficas, com uma morte confirmada.
No total, há nove frigoríficos com casos confirmados distribuídos em sete municípios do Estado: Passo Fundo, Marau, Garibaldi, Lajeado, Carlos Barbosa, Encantado e Tapejara. Das nove, duas tiveram suas atividades suspensas: JBS em Passo Fundo e São Domingos, em Tapejara.
saiba mais
RS prepara medidas de contenção da Covid-19 na indústria frigorífica
BRF tem quatro unidades com casos confirmados de Covid-19 no RS
Entre os casos suspeitos, os frigoríficos gaúchos apresentaram 1.570 casos sintomáticos para síndrome gripal e seis mortes relacionadas a pessoas ligadas a funcionários de frigoríficos. Os dados são até a última segunda-feira (27/4).
Medidas de contenção
Para tentar conter a disseminação da Covid-19 dentro da indústria, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio grande do Sul publicou uma portaria em edição extra do Diário Oficial determinando às indústrias a adoção de medidas de prevenção e controle do novo coronavírus enquanto durar o estado de calamidade pública.
Entre as ações impostas à indústria, a portaria prevê o distanciamento mínimo de 1,80 metro entre os trabalhadores que não estejam usando Equipamentos de Proteção Individual e de um metro quando houver o uso obrigatório desses equipamentos.
As mesmas normas se aplicam a trabalhadores terceirizados e, em caso de descumprimento, as empresas poderão responder a processo administrativo sanitário.
Source: Rural