Skip to main content

(Foto: Reprodução)

 

A Embrapa Territorial, unidade localizada em Campinas (SP), anunciou uma atualização em sua plataforma integrada de dados sobre a produção agropecuária no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Segundo Lucíola Magalhães, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial e coordenadora do projeto de estruturação do Geo Matopiba, a maior disponibilidade de dados tende a viabilizar novos investimentos na área.

saiba mais

Embrapa receberá apoio internacional para pesquisar alternativas à proteína animal

 

“Temos disponível a localização dos armazéns públicos e privados, dados de infraestrutura, unidades de estocagem e modais de escoamento. Isso facilita futuras rodadas de negociações a priorizar territórios para investimentos em armazenagem”, afirma.

São mais de 100 variedades de culturas, como as que compõem a agricultura familiar, a exemplo da fruticultura, piscicultura e vegetais, além dos tradicionais grãos, como soja, milho e o algodão. “A partir do momento em que há informações de qualidade, é possível encontrar novas possibilidades para o desenvolvimento agropecuário regional”, diz.

Novidades

Agora, os novos painéis que passaram a integrar o GeoWeb incluem informações como as variedades da produção agrícola, crédito rural, empregos formais do agronegócio e as tecnologias da Embrapa disponíveis para a região.

Os painéis interativos complementam um sistema de inteligência territorial, o GeoWeb Matopiba. Lançado em 2015, essa ferramenta foi desenvolvida para delimitar os municípios que integram o território agrícola do Matopiba, com indicadores da produção da região.

Para isso, um estudo foi elaborado sobre os últimos 20 anos do Matopiba. Esse estudo contempla a plataforma e possui mais de 200 planos cartográficos, organizados em cinco segmentos: natural, agrário, agrícola, infraestrutura e socioeconômico.
Source: Rural

Leave a Reply