Skip to main content

(Foto: Arquivo)

 

A quarentena para prevenir a pandemia de coronavírus tem reduzido, cada vez mais, o transporte rodoviário de cargas no Brasil. A queda no volume de cargas movimentadas já chega a 43,9%, segundo pesquisa divulgado nesta terça-feira (14/4).

O estudo do Departamento de Custos Operacionais (Decope) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aponta que, considerando cargas fracionadas (que contêm pequenos volumes), a diminuição é de 46,28%.

saiba mais

Transportadoras pedem suspensão de cobrança de pedágio

 

Já para cargas lotação ou fechadas, que ocupam toda a capacidade dos veículos e são utilizadas basicamente nos abastecimentos industriais e escoamento de safras, o levantamento indica redução de 41,84%.

Os Estados que apresentaram maior queda na variação são Bahia (55,8%), Mato Grosso do Sul (55,7%), Pernambuco (55%) e Pará (54,4%). Outras 14 regiões sofreram queda significativa, de acordo com o Decope.

Essa é uma situação que preocupa, principalmente porque a cada semana estamos vendo esse número aumentar e sabemos o quanto vem causando prejuízos ao setor. Torcemos para que a retomada aconteça, mesmo que aos poucos

Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística

 

O transporte rodoviário de cargas, de acordo com a pesquisa, corresponde a cerca de 65% de tudo o que circula no país e tem influência tanto no abastecimento de cidades quanto na circulação do que é produzido.
Source: Rural

Leave a Reply