Skip to main content

Em 2019, o Brasil produziu 90 mil toneladas de camarão e a expectativa é alcançar o mesmo patamar de produção este ano (Foto: Thinkstock)

 

O produtor rural brasileiro vai começar a exportar camarão para a Coreia do Sul. A parceria é resultado de articulação de produtores e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) junto ao Ministério da Agricultura.

Lilian Figueiredo, coordenadora de Produção Animal da CNA, conta que o setor já tinha a ideia de começar a exportar camarão antes da pandemia. “Com a crise do coronavírus, a necessidade de exportar foi intensificada porque entre 80% e 90% das vendas do produto eram para food service, bares e restaurantes que estão fechados”, afirma.

saiba mais

Ministério abre consulta pública sobre análise de risco de importação de camarão

Operação contra fraudes na Semana Santa aponta que 94,8% dos peixes estão regulares

 

A coordenadora conta que a CNA foi procurada pela Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão (Camarão BR) e, então, entrou em contato com adidos agrícolas da China, Coreia do Sul, Reino Unido e Malásia. “A primeira resposta positiva veio da Coreia do Sul e já credenciamos três plantas para exportação”, explica Lilian.

Para Murielle Chetrit Mayer Varela, diretora de exportação da Carapitanga Pescados do Brasil, a abertura do mercado sul-coreano é essencial para o momento atual. “Vamos poder começar a negociar de imediato. O mercado nacional está muito complicado nesse momento por conta do coronavírus”, concluiu.
Source: Rural

Leave a Reply