Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

O crescimento da demanda interna, associado ao dólar alto e às dificuldades na importação, tem elevado os preços domésticos do trigo. O cenário favorável pode fazer os produtores aumentarem a área cultivada diante da expectativa de rentabilidade, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP)

Conforme dados do Deral/Seab divulgados em 23 de março, a área da nova safra deve somar 1,08 milhão de hectares, 4,7% a mais que no ciclo 2018/19. A produtividade pode crescer 32%, a 3,24 toneladas por hectare, resultando em produção de 3,4 milhões de toneladas, alta de 39% em relação à temporada anterior. 

saiba mais

Abitrigo pede ao governo isenção nas importações para evitar que preços cresçam para o consumidor

 

Ao mesmo tempo, moinhos estão em busca de alternativas para importação, no intuito de amenizar o impacto doméstico da menor disponibilidade.

Segundo dados do Cepea, os preços do trigo recebidos pelos produtores (mercado de balcão) iniciaram abril entre 7% e 23% maiores que a média do mesmo mês em 2019, considerando as regiões produtoras do Sul e de São Paulo. No mercado de lotes (negociações entre empresas), os preços estão entre 16% e 30% maiores na mesma comparação. 
Source: Rural

Leave a Reply